Campo Grande, MS: Condenação em primeiro grau afasta candidato de posse em concurso público

Quarta Feira, 23 de Julho de 2014



Guarda Municipal de Campo GrandeFoto: Divulgação
O juiz Nélio Stábile, da Primeira Vara da Fazenda Pública e de Registros Públicos de Campo Grande (MS), negou a concessão de segurança a candidato que foi impedido de ser empossado em concurso público, em razão de condenação criminal em primeira instância.

Caso – De acordo com informações do TJ/MS, o autor impetrou mandado de segurança em face de ato coator perpetrado pelo prefeito de Campo Grande, questionando a decisão que impediu sua posse, após regular aprovação em concurso público, na Guarda Municipal.

O motivo do impedimento para a posse foi o fato do impetrante ser réu em ação criminal pela suposta prática do crime de tráfico de drogas – a ação já foi julgada procedente em primeira instância e está em fase recursal.

Intimada a prestar informações, a autoridade coatora afirmou que, ao negar o ato de posse do impetrante, limitou-se a cumprir as disposições da Lei Municipal 4.520/2007 (Campo Grande) e do edital do concurso público.

Decisão – Nélio Stábile indeferiu o pedido de concessão de segurança, acolhendo as razões do prefeito municipal, segundo as quais o cidadão para ser empossado no cargo não deve possuir antecedentes criminais, como também conduta ilibada e idoneidade moral.

Fundamentou: “É possível aferir-se que a conduta do Prefeito, de exigir conduta ilibada e idoneidade moral daqueles que pretendem ocupar cargo público, através de consulta à vida pregressa dos candidatos, é medida que atende ao interesse público. Ainda mais no caso do cargo pretendido pelo autor, em que o ocupante do cargo fica responsável pela guarda dos bens municipais e, não raras vezes, também pela integridade física das pessoas que frequentam os lugares públicos de responsabilidade da municipalidade”. 

Órgão: Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul
Número do Processo: 0804009-71.2014.8.12.0001





Fonte: www.fatonotorio.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB