Brasília: Acórdão consigna 30% como multa razoável por desistência de vôo

Sábado, 12 de Julho de 2014


Aeronave da companhia aérea GolFoto: Divulgação
A Terceira Turma do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios deu parcial provimento a recurso interposto por um consumidor e reformou a decisão que negou pedido de reembolso da taxa cobrada por companhia aérea por desistência de vôo.

Caso – O consumidor ajuizou a ação em face da "VRG Linhas Aéreas Ltda." (Gol), após ter sido obrigado a pagar o valor de R$ 750,64, a título de multa, pelo cancelamento de seu bilhete aéreo
.

O pedido foi julgado improcedente pelo Primeiro Juizado Especial Cível de Brasília, que entendeu que a cobrança da multa por desistência de vôo é lícita. Inconformado, o consumidor recorreu da decisão.

Decisão – Relator da matéria, o desembargador Marco Antonio do Amaral deu parcial provimento ao recurso, pontuando que a cobrança de multa por desistência de vôo é lícita desde que não abusiva.

O magistrado apontou 30% como índice razoável para cobrança de multa por cancelamento de bilhete aéreo: "É justa a incidência de multa, pois a companhia aérea não deve arcar integralmente com o ônus decorrente da desistência do consumidor. Todavia, a multa estabelecida no contrato é abusiva, proporcionando vantagem exagerada para a empresa. Além disso, não ocorreu o no show, pois não houve ausência injustificada, mas desistência prévia com tempo suficiente para a comercialização do assento".

O voto do desembargador, acompanhado por unanimidade pelo colegiado, determinou que a companhia aérea devolva o valor do bilhete comercializado, descontado 30% referente à aplicação de multa pelo cancelamento da viagem.

Órgão: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios
Número do Processo: 20130111727315








Fonte: Fato Notório

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB