São Paulo: Quem são os candidatos a Defensor Público-Geral

Segunda, 07/04/14

Vernaschi e DepinéDavi Depiné e Rafael Vernaschi concorrem à sucessão de Daniela Sollberger, cujo mandato termina em maio.


No  próximo dia 24, os Defensores Públicos paulistas irão às urnas para eleger o sucessor de Daniela Sollberger no cargo de Defensor Público-Geral do Estado de São Paulo, cujo mandato se encerra em maio.

Disputam as eleições Davi Eduardo Depiné Filho e Rafael Valle Vernaschi.
Depiné entende que a gestão de Daniela Sollberger foi fundamental para ampliação dos horizontes da instituição, com ampliação do quadro e valorização remuneratória, revertendo a evasão de profissionais. Ele propõe a adoção de técnicas modernas de gestão e relação mais próxima com as unidades regionais, “permitindo um maior compartilhamento dos processos decisórios internos”.

Vernaschi defende uma gestão desburocratizada e descentralizada no processo de tomada de decisões. “Infelizmente, não é isso que constatamos na prática dos gestores que se mantêm inalterados há oito anos na Administração da Defensoria Pública paulista”, diz o candidato.

A pedido do Blog, os candidatos apresentam suas propostas [textos abaixo].
Depiné é um dos 87 procuradores que em 2006 optaram por deixar a antiga Procuradoria de Assistência Judiciária, um sub-órgão da Procuradoria Geral do Estado até então responsável por prestar assistência jurídica gratuita à população carente, e ingressar na Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP), criada naquele ano.

Desde de 2008, quando foi convidado a assumir a Segunda Subdefensoria Geral, integra a Administração Superior da Defensoria Pública paulista. Foi 1º subdefensor público-geral entre 2010 e 2013; e novamente 2º subdefensor público-geral em 2013 e 2014.

Entrou na Procuradoria do Estado em 1998 e atuou por oito anos no Tribunal do Júri da Capital. Foi diretor de comunicação da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp) no biênio 2004-2006. Já na Defensoria, foi o primeiro presidente da Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep), no biênio 2006-2008.

Depiné é formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (PR) e mestre em Direito Processual Penal pela Universidade de São Paulo (USP).
Vernaschi integra a nova geração de defensores públicos de São Paulo. Ingressou na Defensoria Pública em 2006, no primeiro concurso da carreira.

Atualmente, é conselheiro eleito representante da capital e região metropolitana no Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (2012/2014). Foi Presidente (2010/2012) e Vice-Presidente (2008/2010) da Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep), além de Conselheiro Consultivo da Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep).

É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e especialista em Direitos Humanos pela Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo (ESPGE-SP). Também cursa especialização em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (conclusão em julho de 2014).

Após a votação entre os defensores, o primeiro e segundo colocados no pleito aguardarão a nomeação pelo governador Geraldo Alckmin, o que deverá ocorrer 15 dias depois de publicado o resultado da eleição. A posse oficial do novo defensor público-geral será no dia 26 de maio.







Fonte: Blog do Fred
na íntegra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB