MPT pede condenação de R$ 10 milhões a Riachuelo por revistas abusivas

Sexta Feira, 28 de Fevereiro de 2014


Unidade da Lojas RiachueloFoto: Reprodução
O Ministério Público do Trabalho em Alagoas ajuizou uma ação civil pública em face da "Lojas Riachuelo" (Grupo Guararapes Confecções), em razão da suposta prática de revistas abusivas em bolsas e pertences de seus funcionários – a ação requer a condenação de R$ 10 milhões por danos morais coletivos.

Caso – De acordo com informações do MPT, o órgão realizou inspeções numa filial da loja de departamentos em Maceió, em junho de 2013, quando gerentes informaram que as revistas são rotineiras e diárias, todavia, não colocavam os funcionários em situações humilhantes.

Ocorre que, durante audiência na Justiça do Trabalho de Maceió, uma ex-funcionária informou que os seguranças da empresa faziam insinuações constrangedoras e humilhantes quando encontravam alguma peça íntima entre os pertences dos empregados durante as revistas.

A ex-empregada informou, ainda, que os funcionários eram obrigados a apresentar a nota fiscal de compra quando traziam consigo produtos semelhantes aos comercializados pela Lojas Riachuelo – comprovando a inexistência de furto.

Intimidade – A ação civil pública aponta que a revista íntima praticada pela loja de departamentos viola o direito à intimidade, constitucionalmente protegido (artigo 5º, X): “São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente da sua violação”.

O Ministério Público do Trabalho demanda outras duas ações contra a Riachuelo, em Sergipe e no Rio Grande do Norte, em razão de descontos de dívidas contraídas na loja pelos funcionários – a empresa já foi proibida de fazer tais descontos nos contracheques dos empregados.




Fonte: Fato Notório

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB