TST: bem de família pode ser parcialmente penhorado pela Justiça do Trabalho

Sábado, 11 de Janeiro de 2014


Ministra Dora Maria da CostaFoto: Divulgação: TST
A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho negou provimento a agravo de instrumento em recurso de revista (AIRR-148200-37.2004.5.04.0271), mantendo a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), que determinou a penhora parcial de bem de família para pagamento de dívidas trabalhistas.

Caso – O TRT-4 determinou a penhora de uma fração de 800 m² de uma propriedade caracterizada como bem de família, visto que a parte penhorada do imóvel era utilizada para fins comerciais e pertencia a um dos sócios da empresa devedora.

O acórdão regional consignou que cabia ao executado demonstrar que o bem penhorado servia exclusivamente como residência de sua entidade familiar. A documentação acostada aos autos comprovou que no endereço do terreno do bem de família também estava localizada a empresa “Telas Gaúcha Ltda.”.

TST – O sócio da empresa e proprietário do imóvel interpôs recurso de revista ao TST, sob o argumento que ainda que parte do imóvel abrigue empresa comercial, o imóvel de família está localizado em área contígua, sem possibilidade de desmembramento.

Após o TRT-4 não admitir o recurso de revista, o recorrente agravou da decisão diretamente ao Tribunal Superior do Trabalho – a corte superior, no entanto, manteve a decisão recorrida.

Relatora da matéria, a ministra Dora Maria da Costa esclareceu que a apreciação do recurso de revista exigiria o reexame do contexto fático-probatório, o que é vedado ao TST pela Súmula/TST 126.

Consignou a julgadora: “Nos termos do art. 896, § 2º, da CLT e da Súmula nº 266 do TST, o recurso de revista interposto na fase de execução somente é admissível por ofensa direta a dispositivo da Constituição Federal, razão pela qual a transcrição de arestos e a indicação de ofensa ao art. 3º da Lei nº 8.009/90 e das Súmulas nºs 296 e 337 do TST não viabilizam o conhecimento do recurso”. 




Fonte: Fato Notório

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB