Política: Deputado Federal chama o colega de " palavrão chulo " e, arrependido, pede desculpas...

Sábado, 07 de Dezembro de 2013

... a cena, digna de baixo meretrício,( ? ) ocorreu na quinta à tarde, 05.12

Atenção: essa notícia contém linguagem chula



O noticiário sobre o Congresso Nacional, por vergonhoso, deveria circular dentro de envelopes pretos. Como não dá para envelopar o computador, convém adotar certas precauções. Os adultos, responsáveis pela eleição dos congressistas, só devem ler acompanhados de crianças.

Nesta quinta-feira (5), desentenderam-se na Câmara o líder de Dilma Rousseff, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e o deputado Sebastião Bala Rocha (SDD-AP). Em visita à Casa, estavam nas galerias três dezenas de alunos do ensino fundamental, crianças de 10 a 12 anos.

A garotada ficou sabendo por Chinaglia que Bala Rocha é um sujeito “desleal” e teve péssimo berço: “Só quero dizer uma coisa para Vossa Excelência: graças à minha formação, eu nunca fui algemado na minha vida”, disse o líder do governo, evocando uma operação da PF, na qual o colega foi em cana sob suspeita de desviar verbas públicas e fraudar licitações. Coisa de 2004.

A meninada também ficou sabendo que, na opinião de Bala Rocha, Chinaglia é filho de uma senhora que, tendo exercido a profissão de prostituta, lhe deu à luz sem ter condições de apontar com precisão quem é seu pai. “Eu fui injustiçado, seu porra!”, disse ele para o líder do governo antes de pespegar: “Seu filho da puta!”

O microfone foi silenciado rapidamente. Mas Bala Rocha não se deu por achado. “Você é um grande vagabundo”, gritou para Chinaglia, recomendando que lembrasse de José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares, os petistas condenados e presos do mensalão.

Pouco depois, o deputado Luciano Castro (PR-RR) escalaria a tribuna da Câmara para ler a carta de renúncia do correligionário Valdemar Costa Neto (PR-SP), outro mensaleiro recolhido ao xilindró nesta quinta. Na véspera, o líder petista José Guimarães (PT-SP), irmão do preso domiciliar Genoino, discursara do mesmo microfone para exaltar o condenado como um mártir.

Na Casa ao lado, o senador Zezé Perrella (PDT-MG) discursava sobre os 442 kg de cocaína que a PF apreendeu no interior do helicóptero de empresa de sua família, pilotado por uma pessoa que estava na folha salarial do gabinete do seu filho, o deputado estadual mineiro Gustavo Perrella (SDD).

“Cinquenta manifestantes foram na porta da Assembléia jogar farinha”, disse Perrela, o pai, queixando-se de um ato que teve o filho como alvo. “Estão querendo transformar isso em evento político, na base da sacanagem com quem não merece. Eu fumo cigarro. Mas meu filho nem isso! Ele não bebe —às vezes uma cervejinha, no churrasquinho.”

Como se vê, o Congresso Nacional torna-se cada vez mais um Poder duro de roer. Por sorte havia crianças no recinto nesta sexta. A solução talvez seja reduzir a maioridade eleitoral para cinco anos e proibir o voto para maiores de 18 anos. Já está demonstrado que os brasileiros adultos não sabem o que fazer com o dedo indicador quando estão diante de uma urna eletrônica.

Josias de Souza

Após confusão, deputado pede desculpas a Chinaglia
Sebastião Bala Rocha (SDD-AP) gritou insultos ao líder do governo Arlindo Chinaglia (PT-SP)
Mesmo com a galeria do plenário repleta de estudantes do ensino fundamental que acompanhavam a sessão da Câmara desta quinta-feira [5], o deputado Sebastião Bala Rocha [SDD-AP- foto acima ) soltou impropérios e palavrões contra o líder do governo, Arlindo Chinaglia.

Brasília - O deputado federal Sebastião Bala Rocha (SDD-AP) encaminhou na tarde desta quinta-feira, 5, um pedido de desculpas à Mesa Diretora da Câmara pelo episódio envolvendo o bate-boca com o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). Bala Rocha também solicitou a retirada dos registros taquigráficos onde ele chama o petista de "filho da puta", o que deve ser acatado pela a Câmara.
"A mencionada expressão foi usada numa reação instantânea à agressão que sofri por parte do líder do governo que citou episódio, ocorrido em 2004, no contexto da Operação Pororoca, em que fui injustamente algemado pela Polícia Federal e que até hoje me faz sofrer e a toda minha família", diz no requerimento o parlamentar, que é vice-líder da bancada do Solidariedade. Bala Rocha foi eleito pelo Amapá e responde no Supremo Tribunal Federal (STF) por formação de quadrilha, prevaricação, corrupção passiva e crime contra a lei de licitações.
No calor dos ânimos, Chinaglia subiu o tom. "Só tenho a dizer uma coisa a Vossa Excelência: graças à minha formação, eu nunca fui algemado na minha vida", provocou o petista, referindo-se à prisão do deputado em 2004. Na tarde desta quinta, Chinaglia afirmou a jornalistas que ainda não se decidiu se adotaria algum tipo de queixa formal por conta das palavras usadas por Bala Rocha, mas disse que "tende a perdoar". "É só assistir o vídeo (da sessão) e ver onde estava o nível de cada um. Não quero ficar alimentando esse tipo de debate; quem baixou o nível foi ele", disse.
Bala Rocha foi à tribuna dizer que retiraria a obstrução e alegou ter sido "agredido gratuitamente" pelo petista. "Para mim este é um episódio ultrapassado. Somente uma mente perturbada, uma personalidade doentia, é que pode fazer menção a um episódio acontecido no passado quando alguns de seus companheiros estão condenados pelo Supremo Tribunal Federal", disse o parlamentar.




Fontes: Blogs Clóvis Cunha e Antonioviana.com.br
Imagem do deputado Bala obtida na net em  http://efranciscogomes.com/noticias/com-estudantes-na-plateia-deputados-batem-boca-e-falam-palavres/26529/
N.B:  os negritos são do blog

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB