Ressocialização "caseira ": STF abriga na sua folha salarial um condenado...

Terça Feira, 22 de Outubro de 2013



O Supremo Tribunal Federal acolhe na sua folha de salários uma evidência de impunidade. Chama-se Ítalo Colares de Araújo. Ex-gerente da Caixa Econômica, carrega sobre os ombros um par de condenações por desviar para contas de familiares R$ 3 milhões em verbas do FGTS. Pegou 7 anos de prisão por peculato e 14 anos de cadeia por lavagem de dinheiro.

Deve-se a revelação ao repórter Vinicius Sassine. Ele conta que a última condenação imposta a Ítalo é de 2009. Desde então, a Justiça tenta encontrar o condenado para intimá-lo a cumprir a pena. O diabo é que Ítalo enfiou endereços falsos dentro dos autos. Por isso, jamais foi achado. Esconde-se, ironia suprema, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Ítalo dá expediente (a)normalmente na Seção de Recebimento e Distribuição de Recursos do STF. Ingressou no tribunal após ser aprovado em concurso público para técnico judiciário. Deu-se em 2000, um ano depois de ter sido demitido da Caixa Econômica por conta dos desvios que praticara no FGTS.

Em novo concurso, prestado em 2003, Ítalo foi promovido a analista judiciário. Hoje, recebe contracheque mensal de R$ 11,3 mil. Já bateu ponto até na presidência do Supremo, na gestão do ex-ministro Maurício Corrêa, morto no ano passado. Passou também pelos gabinetes do ex-ministro Eros Grau e de Marco Aurélio Mello.

Mais recentemente, Ítalo foi convidado a prestar serviços no gabinete de Teori Zavascki, penúltimo ministro a ser indicado por Dilma Rousseff. Refugou o convite, segundo ele próprio conta, para evitar constrangimentos. Sobre os desvios, Ítalo declara: “Meu erro foi corrupção passiva. Era muito novo, errei, envolvi a minha família. Mas não houve peculato, não houve desvio de dinheiro público.”

A pena de 7 anos por peculato é de 2000. O condenado recorreu ao TRF-1, sediado em Brasília. O processo permaneceu na gaveta até prescrever. A sentença de 14 anos por lavagem de dinheiro é de 2009. Como Ítalo vem logrando driblar o Judiciário escondendo-se atrás de endereços falsos, jamais foi cumprida.

Os bens de Ítalo encontram-se bloqueados. Mas o dinheiro desviado nunca retornou às arcas do FGTS. Correm contra o ainda servidor do STF uma ação por improbidade e oito processos de execução de dívida originários de decisões do TCU, que também atestou os desvios. De resto, como não pagou imposto, Ítalo responde por crime contra a ordem tributária. E continua dando expediente no Supremo.

A presença de Ítalo na folha da Suprema Corte faz dele o protagonista de uma história fantástica passada num país inacreditável. Uma história bem brasileira.

Josias de Sou







Extraído do blog

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB