Duas Notas de negros; Partido indica negra pra a presidência e a aprovação da PEC que reserva vagas na C^mara dos Deputaddos para negros

Quinta Feira, 31 de Outubro de 2013

l) PCdo B  faz história...

Partido indica mulher negra para presidência


luciana santos
São Paulo (Brasil) – O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), reunido nos dias 18 a 20 últimos, decidiu, por proposição do presidente nacional Renato Rabelo, indicar Luciana Santos, vice-presidenta e deputada federal por Pernambuco, para substituí-lo a partir do primeiro trimestre de 2015.
A resolução será submetida a ratificação pelo futuro Comitê Central a ser eleito no 13º Congresso, que se realizará de 14 a 16 de novembro próximo, em São Paulo.
A indicação pressupõe a manutenção de Renato Rabelo à frente do PCdoB durante o período de transição, que se inicia a partir do 13º Congresso até o prazo estipulado para que Luciana Santos assuma a presidência.
Luciana Barbosa de Oliveira Santos nasceu no Recife em 29 de dezembro de 1965, originária de família com larga militância comunista. Ela é engenheira eletricista, profissão que não exerceu, ingressando diretamente na política.
Em 1992, candidatou-se a vereadora, concorrendo pela primeira vez a um cargo público. Já nesta eleição obteve uma excelente votação, chegando à primeira suplência. Em 1994, concorreu ao cargo de deputada estadual, ficando na suplência, assumindo o mandato dois anos depois.
Ao assumir a vaga de deputada estadual, em 1996, marcou seu mandato pelo envolvimento direto com os movimentos populares. Em 1998, Luciana Santos reelegeu-se deputada estadual com 26 mil votos, quase o dobro de votos obtidos no pleito anterior.
Em 2000, Luciana Santos elegeu-se a primeira prefeita comunista do Brasil com mais de 107 mil votos. Em 2004, reelegeu-se prefeita de Olinda, no primeiro turno, com cerca de 122 mil votos. Foi também Secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente em Pernambuco.
Assumido a vice-presidência do PCdoB em 2009.
Eleita deputada federal em 2010, assumiu a liderança da bancada comunista já no segundo ano de seu mandato. Na Câmara dos Deputados atua em varias Comissões. É presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura e Desenvolvimento Urbano.
Agrega ao seu currículo político de combate ao neoliberalismo, o compromisso com os movimentos sociais brasileiros, especialmente: o movimento negro (apresentou o Projeto de Lei instituindo a terceira semana de cada mês de novembro como Semana da Consciência Negra no estado pernambucano); o movimento indígena (em defesa do seu território, mostrando a importância da população indígena do Estado como a terceira maior do País e o apoio ao Estatuto dos Povos Indígenas) e o movimento de mulheres (em especial engajada em projetos para melhorar a situação precearia de saúde das mulheres nordestinas, e campanhas contra a violência e de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes)..


**********************************************************************************************************************************

2)   Vaguinha para " negro político "...

CCJ aprova PEC que reserva vagas para deputados negros


CCJ aprova PEC que reserva vagas para deputados negros
Foto: Agência Câmara
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30) a admissibilidade de proposta que reserva vagas na Câmara, nas assembleias legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal, por cinco legislaturas, para parlamentares negros. A medida está prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 116/11, do deputado Luiz Alberto (PT-BA). Segundo o texto, o número de vagas vai ser definido com base no percentual de pessoas que tenham se declarado negras ou pardas no último censo do IBGE. Esse número não poderá ser menor que 1/5 do total das vagas no Parlamento ou maior que a metade das vagas. Segundo a Agência Câmara Notícias, a proposta prevê ainda a prorrogação da reserva por mais cinco legislaturas, por intermédio de uma lei complementar. O relator na CCJ, deputado Luiz Couto (PT-PB), defendeu a medida. A medida será analisada por uma comissão especial e, depois, será votada em dois turnos pelo Plenário.








Fontes: Portais Geledes e Bahia Notícia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB