Protestos: POVO NA RUA DEFENDE CPI DA COPA E MELHORIAS EM SERVIÇOS PÚBLICOS

Domingo, 23/06/13

Mais uma manifestação estava marcada para esta quinta-feira (20), em Brasília, em meio à série de protestos que vêm ocorrendo em várias cidades do país. Organizador do movimento Copa para Quem? no Distrito Federal, o economista Francisco Carneiro disse que a motivação do grupo é protestar contra o conjunto de violações de direitos humanos cometidas em função dos eventos esportivos no país e exigir o fim da criminalização das manifestações.
"Os protestos começaram por causa dos preços das passagens, mas outras reivindicações estão sendo incluídas. Por causa do último protesto na Esplanada, várias pessoas estão sendo criminalizadas.  Vamos exigir o fim desse absurdo e também protestar contra as diversas violações de direitos humanos no contexto dos eventos esportivos, como as remoções forçadas", disse Carneiro.

Em Brasília, a manifestação pela tarifa zero reuniu nesta quarta (19)
 cerca de 2 mil pessoas. Embora a principal motivação tenha sido por melhorias no transporte público, também foram feitas críticas ao governador Agnelo Queiroz e ao presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Marco Feliciano.

No mesmo dia, os governos de São Paulo e do Rio de Janeiro anunciaram a redução do preço das passagens de transporte público. De acordo com a organização Tarifa Zero, outras prefeituras também anunciaram a diminuição dos preços das passagens. Na Baixada, os prefeitos Alexandre Cardoso, de Duque de Caxias, Dennis Dauttmam, de Belford Roxo, e Nelson Bournier, de Nova Iguaçu, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (20), para avaliar e decidir pela revogação do reajuste aplicado no início do mês às tarifas de ônibus dos três municípios.

Segundo um dos líderes do Acorda Brasília!, o estudante Renato Luís, 18 anos, o objetivo do protesto é pedir a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Copa, para investigar os gastos com o evento, possíveis superfaturamentos e transgressões com a venda de ingressos; apoiar a tramitação do Projeto de Lei para a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação; e apoiar a discussão sobre as PECs 37 e 33, (que limita os poderes do Supremo).

O movimento também apoia os cinco objetivos do Anonymous Brasil,   outro grupo criado via redes sociais, que pede a saída imediata do presidente do Senado, Renan Calheiros; a investigação das obras da Copa pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF); a criação de uma lei que torne a corrupção no Congresso crime hediondo; o fim do foro privilegiado aos parlamentares e o repúdio à PEC 37.









 Fonte:  Blog Alberto Marques

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB