TJ do RJ: Deusa Têmis e Ruy Barbosa guiam visitas pelo Antigo Palácio da Justiça

Sábado, 27 de Abril de 2013


Conhecer o Antigo Palácio da Justiça pode ser um passeio ainda mais interessante e divertido quando os guias são personagens históricos e mitológicos. Neste sábado, dia 27/04, às 16h, o grande jurista Ruy Barbosa, interpretado por Eduardo Diaz, eTêmis, a deusa gregaprotetora das leis e dos juramentos, interpretada por Dulce Penna de Miranda, voltam a comandar as visitas guiadas do palácio, agora juntos.
O tour, que integra o programa Por dentro do Palácio, é promovido pelo Centro Cultural doPoder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. A classificação é livre, e a entrada, gratuita. As visitas acontecem regularmente nas quintas, às 18h; e no último sábado de cada mês, às 16h.
O passeio começa nas escadarias do Antigo Palácio da Justiça, onde o intelectual e a deusa recebem os visitantes. Após uma breve contextualização, os guias os levam para a escadaria lateral de acesso ao Salão dos Passos Perdidos. Com o nome oficial de Salão dos Bustos, o espaço ficou conhecido dessa forma por ser o local onde advogados, familiares, jornalistas e curiosos se reuniam nos intervalos dos julgamentos.
No segundo pavimento, a visita segue pelo suntuoso salão histórico do Primeiro Tribunal do Júri, local preferido das crianças, onde elas podem conhecer o funcionamento de um júri.
No terceiro andar, a visita segue pela Câmara Isolada, sala de sessão onde os desembargadores se reuniam para o julgamento em colegiado dos processos em segunda instância, e peloTribunal Pleno, local onde se reuniam os desembargadores, por ocasião das sessões do mais alto órgão do Poder Judiciário. O plenário recebeu eventos marcantes da vida judiciária e política do país, sendo o mais importante deles a promulgação do Código Penal Brasileiro, em 1940, com a presença do então Presidente da República Getúlio Vargas.
O passeio é encerrado no térreo, quando o público conhece o Pátio Interno do Palácio e as dependências do CCPJ-Rio, com uma passagem pela Sala de Acervo de Figurinos e a Sala Multiuso, onde se realizam diversas atividades, como espetáculos teatrais, musicais, exibições de filmes, cursos, entre outros.

Por dentro do Palácio
Considerado um marco de sucesso na programação do CCPJ-Rio, o programa “Por dentro do Palácio” teve início em janeiro de 2011. Em sua primeira versão, os visitantes eram guiados pelo personagem Ruy Barbosa.O tourcom a deusa Têmis teve sua estreia em março de 2012. Em 2013, as visitas terão os dois guias ao mesmo tempo. Para Sílvia Monte, diretora do CCPJ-Rio e idealizadora do programa, o projeto tem cumprido seu objetivo original: estimular que o cidadão visite o Antigo Palácio da Justiça para conhecer, de forma lúdica e descontraída, um pouco da memória e do funcionamento do Judiciário.

Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio)
Braço cultural do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o CCPJ-Rio iniciou suas atividades em novembro de 2010, por ocasião da reabertura do Antigo Palácio da Justiça, construído em 1926 para instalar a Corte de Apelação do então Distrito Federal. Desde então, o CCPJ-Rio tem oferecido à população programação gratuita, rica e diversificada, com o compromisso de criar e estimular programas especiais que, aos poucos, formem a identidade de um Centro Cultural promovido pela e na Casa da Justiça. Consolida, assim, sua missão: privilegiar o conhecimento e a arte como condições essenciais ao pleno exercício da cidadania.

 POR DENTRO DO PALÁCIO
Visita guiada teatralizada pelo Antigo Palácio da Justiça

Ficha Técnica – Ruy Barbosa
Ruy Barbosa, por Eduardo Diaz
Texto e direção: Rafael Ribeiro
Figurino: Daniela Garcia Christino
Caracterização: Ateliê Vavá Torres
Criação e produção: CCPJ-Rio

Ficha técnica – Deusa Têmis
Deusa Têmis, por Dulce Penna
Texto e direção: Claudio Castro Filho
Figurino: Espetacular Produções & Artes
Adereços: Claudia Taylor
Caracterização: Ateliê Vavá Torres
Criação e produção:CCPJ-Rio

Serviço:
Local: Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro – Antigo Palácio da Justiça
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Datas:
Abril – 04 (quinta) e 27 (sábado)
Horário:18h (quintas); 16h (sábados)
Distribuição de senhas no local: 15min antes do início da visita
Número de visitantes por sessão: 40
Duração da visita: 60min
Recomendação etária: livre
Telefones para informações e agendamento: (21) 3133-3366 / 3368
Entrada gratuita

Antigo Palácio da Justiça
Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
Rua Dom Manuel, 29, Térreo. Centro, Rio de Janeiro – RJ
Telefones: +55 21 3133-3368
http://portaltj.jus.br/web/guest/institucional/centrocultural

Assessoria TJRJ:
assessoriadeimprensa@tjrj.jus.br




Fonte: PORTAL DO TJRJ
na íntegra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB