RS: Política tem dia tenso e movimentado na capital - Operação Concutare

Terça Feira, 30 de Abril de 2013




Rosane de Oliveira


Desde a Operação Rodin, em 2007, a política do Rio Grande do Sul não experimentava um dia tenso como o de ontem, com a prisão inédita de um secretário estadual, um secretário municipal e um ex-deputado que já comandou a área na qual agora atua como consultor. A presença de Carlos Niedersberg (PC do B), Luiz Fernando Záchia (PMDB) e Berfran Rosado (MD, novo nome do PPS) deu características multipartidárias à Operação Concutare, que atingiu os governos Tarso Genro (PT) e José Fortunati (PDT). O fio condutor da investigação é, segundo a Polícia Federal, o pagamento de propina para apressar a concessão de licenças ou autorizar a instalação de empreendimentos em áreas protegidas, contrariando a lei.
Na entrevista que concederam ontem pela manhã, os delegados invocaram o segredo de Justiça para não revelar os nomes dos presos nem indicar os empreendimentos que teriam sido beneficiados por licenças fraudulentas. Adiantaram apenas que estão concentrados nas áreas de mineração e de construção civil. Sabe-se que um deles é a extração ilegal de areia no Rio Jacuí. Outro, as construções em áreas de dunas no Litoral. O tamanho do dano ambiental será conhecido quando 10 peritos criminais vindos de diversos pontos do país concluírem o trabalho de avaliação. A análise dos documentos e do conteúdo da memória de 22 computadores, pen drives e HDs apreendidos no cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão permitirá traçar o mapa da atuação dos consultores – chamados pela PF de despachantes – que agiam em conluio com servidores públicos para conceder licenças usando atalhos, à margem da lei.
Quando cair o segredo de Justiça se saberá com quem foram apreendidas seis armas, cheques, R$ 468 mil, US$ 44 mil e 5.280 euros e quais são as acusações que pesam contra cada um dos presos. A PF detectou, além de crime ambiental, corrupção, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica – os mesmos das operações Rodin, Mercari e Solidária.


Fonte: Zero Hora
logomarca de m.diariogaucho.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB