TJCE implantará sistema que economizará todo mês 800 mil litros de água da rede de abastecimento

Terça Feira, 26 de Março de 2013


 
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Corregedoria Geral da Justiça do Estado (CGJ) passarão a utilizar, nos banheiros e serviços de limpeza e jardinagem, a água acumulada no lençol freático. O novo sistema permitirá economizar, todo mês, cerca de 800 mil litros de água da rede de abastecimento.

Isso significa metade do consumo mensal dos prédios do Tribunal e da CGJ, segundo o secretário de Administração do TJCE, José Almeida Santos Júnior. O gestor explicou que a medida será implantada em até três meses, período necessário à validação. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) já atestou a potabilidade da água acumulada no lençol freático do TJ.

Ainda de acordo com Almeida Junior, o uso racional dos recursos é uma das preocupações do Judiciário cearense e faz parte de meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a redução per capta, até 2014, de 2% em energia, água e combustível.

Conforme especialistas, a água potável é considerada uma das maiores riquezas do planeta e é preciso economizar para evitar crise de abastecimento ou até mesmo a falta. O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que as pessoas reflitam sobre a preservação e uso racional desse bem tão precioso.

O NOVO SISTEMA

A água acumulada é puxada por meio de bomba para a cisterna. No local, recebe tratamento à base de cloro. Em seguida, é enviada para as duas caixas que alimentam o sistema do Tribunal e da Corregedoria.




Fonte: Portal do TJ-CE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB