STJ nega habeas corpus a policial acusado de estupro no exercício da função

26/03/2013


O relator do pedido foi o desembargador convocado, Campos MarquesFoto: Fato Notório
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça negou habeas corpus a policial militar acusado de estuprar adolescente no exercício de sua função. A decisão, porém, determinou que a Justiça do Ceará julgue com celeridade a ação penal.
 
Caso – O policial foi acusado de praticar o crime de estupro, descrito no artigo 213, parágrafo 1º, do Código Penal contra adolescente de 16 anos.
 
De acordo com os autos, a adolescente foi estuprada enquanto era conduzida até a delegacia pelo policial, ou seja, enquanto este estaria no exercício da função pública. O policial teria determinado que o motorista estacionasse o carro em uma estrada rural e violentou a adolescente.
 
HC – A defesa do policial interpôs perante o STJ pedido de habeas corpus devido decisão do Tribunal de Justiça do Ceará que negou a ordem para revogar a prisão cautelar do réu. De acordo com o pedido, houve constrangimento ilegal praticado pelo Tribunal.
 
Sustentou ainda a defesa que, a prisão cautelar foi desprovida de fundamentação, e que o policial se encontra preso há mais de cinco meses sem que a instrução criminal tenha sido concluída, o que caracterizaria violação da garantia da duração razoável do processo. 
 
Decisão – O desembargador convocado relator do pedido, Campos Marques, pontuou que, em razão da periculosidade do policial, por se tratar de um agente da lei, sua prisão encontra-se fundamentada.
 
A Quinta Turma não conheceu do pedido, diante da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal que não mais admite a impetração de habeas corpus em substituição a recurso ordinário, entretanto, em sua decisão o colegiado determinou que o juízo processante acelere o julgamento da ação penal. 
 
Em razão de sigilo judicial o número do processo não foi divulgado.




Fonte: Fato Notório

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB