MT: Mordomia, luxo, farras e corrupção na Penitenciária Central

24/03/2013

                                             pce - penitenciária central do estado Cuiabá,MT


Mordomia. Muita gente – mesmo as pessoas classificadas como de classe  média – muitas vezes não tem a metade das regalias que os presos possuem em suas luxuosas celas nas casas de detenção (Cadeias Públicas), e nas casas de reclusão (Penitenciárias de Mato Grosso), principalmente dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE), antigo presídio de Pascoal Ramos.  Mordomia e luxo. Aparelhos de TV de Led e ar-condicionado. Isso mesmo!  Sou até ó isso já diria tudo, mas por lá tem mais, muito mais. Tem até farras iguais no melhores do que a TV Globo patrocina semanalmente para os participantes do Big Brother Brasil (BBB). Quem está de fora vive querendo saber como tudo isso acontece, como muitas coisas entram nas penitenciária. Entra porque a fiscalização é frágil, podre e sem um mínimo de condições por falta de aparelhos para controlar esse "mercado" nas prisões.   Irônica, uma senhora foi contundente. “Não venham me dizer que uma serra ou um aparelho de TV entram na vagina de uma mulher?”.

As mordomias vieram à tona quando alguns presos fugiram com muita facilidade das dependências da PCE. Dizem que os presos serraram as grandes. Passaram por alguns corredores e pularam o muro de mais de seis metros de altura usando uma “maria tereza” – corda artesanal feita pelos presos, usando roupas, lençóis, fronhas..


Dizem também que a “maria tereza” era menor, pelo menos um metro do que a altura do muro. Tudo, segundo a reportagem do Portal de Notícias 24 Horas News apurou, "cheira mal” e tem fortes e seguras certezas de que foi uma fuga facilitada por uma das “máfias” que comandam o crime organizado dentro e fora das penitenciárias e cadeias públicas.

“Máfias” que, segundo a reportagem apurou também, é a responsável pelo leva e traz das mordomias para dentro das cadeias públicas e penitenciárias em Mato Grosso. Mordomias que custam caro, muitas vezes até vida, pois também está em jogo o tráfico de drogas e a entrada de bebidas, inclusive das mais finas e caras, celulares e serras.

“Não sei se já tiraram, mas se não tiraram vão tirar agora, depois dessa reportagem, mas na Penitenciária Central do Estado tem alguns aparelhos de televisão em celas privilegiadas pelo dinheiro do tráfico e dos grandes assaltos”, afirmou um funcionário da Secretaria de Justiça.   “Quem tem dinheiro tem mordomia garantida. Quem não tem lambe os beiços ou bate palmas. Essa é a vida, igual ai fora. Algumas pessoas moram nas mansões do Jardim Itália,  outras nos casebres da periferia. É o dinheiro meu amigo. Veja bem, tire uma idéia pelo advogados. Muito presos, não sei se maioria nem tem advogado”, fez um paralelo da situação comandada pelas “máfias” poderosas pelo dinheiro do tráfico e dos grandes roubos.


O parente do preso chama a atenção para alguns detalhes que podem acontecer daqui para frente após a divulgação desta reportagem. “Quer ver uma coisa, algumas pessoas vão desmentir as mordomias. Mas se as câmeras funcionassem na PCE, elas iriam registrar o corre-corre para apagar as cenas do crime desmontando os cenários. Ou seja vão esconder tudo, até as coisas caírem no esquecimento. Logo volta tudo outra vez”, alerta.

Um militar que já trabalhou dentro da PCE também aceitou conversar coma reportagem sem ser identificado. Ele chamou a atenção para alguns detalhes que nunca ninguém sequer mencionou e também nunca foram investigados. Coisas que ele chama de evidências. Ou coisas óbvias, sem contestação.  E o militar conclui: “Dentro das cadeias públicas e das penitenciárias existem máfias sim, e bem organizadas. Existem  um comércio muito forte, sim, que compra e vende tudo. Por isso as farras acontecem com muita frequência porque as pessoas não aguentam ficar presas. Dizem até que alguns privilegiados saem na calada da noite e voltam antes do amanhecer. Agora, para descobrir tudo isso, tem que ser feita uma investigação séria, sem vazamento de informações, caso contrário, tudo ficará como Dantes no quartel de Abrantes”. 





Fonte: Portal 24horasnews
imagem de http://4.bp.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB