Liberdade; Com passaporte em mãos, blogueira cubana Yoani Sánchez planeja viajar a vários países

Sábado, 02 de Fevereiro de 2013

A blogueira de oposição cubana, Yoani Sánchez, espera viajar para vários países da América e da Europa a partir de fevereiro. Ela acredita que a reforma migratória da ilha acelere o "desenvolvimento cívico" em seu país, informou a Efe, na última quinta-feira (31/1). "Sinto que ganhei uma vitória após uma ampla batalha", disse.

A jornalista visitará países onde recebeu prêmios como profissional de imprensa
Após anos de negativa do governo para sair do país, a autora do blog "Geração Y" planeja sua viagem. "O mais difícil vai ser redigir o itinerário porque tenho muitos convites pendentes", afirmou.

"Incrível!! Telefonaram para minha casa [do escritório de imigração] para dizer que meu passaporte estava pronto. Acabaram de entregá-lo", escreveu a dissidente, que foi impedida várias vezes pelo governo de Cuba de deixar a ilha.

"Estou feliz e triste: por um lado já tenho meu documento para viajar, mas, pelo outro, tenho vários amigos como Angel Moya que não receberam", acrescentou Yoani. Ela entrou com o pedido de passaporte no primeiro dia da entrada em vigor da nova lei.


Yoani, que foi reconhecida com vários prêmios internacionais que não pôde receber, viajará para o Brasil, Peru, Colômbia e México, onde foi convidada para participar da reunião da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). A jornalista não descarta passagens por Argentina e Chile.
Ela visitará a Espanha, onde em 2008 recebeu o Prêmio de Jornalismo Ortega y Gasset, a Itália, a República Tcheca, Polônia, Suíça e Alemanha. Seus planos incluem ainda os EUA, para participar de conferências em universidades, e Flórida, onde mora sua irmã que não vê há um ano e meio.




Fonte: Portal Imprensa



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB