TRF4 suspende restrição à publicidade de bebidas alcoólicas

Quarta Feira, 19 de Dezembro de 2012



Julgador considerou curto o prazo de 10 dias fixado para que a União e a Anvisa editassem restrições legais à publicidade de bebidas alcoólicasFoto: Reprodução
O prazo de 10 dias fixado para que a União e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comprovassem o cumprimento da sentença que determina a edição de restrições legais à publicidade de bebidas com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 grau Gay-Lussac foi suspenso pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região nesta segunda-feira (17/12).
A decisão da Justiça Federal de Florianópolis (SC) determinava, entre outras medidas, a propaganda comercial em rádio e televisão somente entre 21h e 6h.
Após fixação do praxo, a Anvisa recorreu ao TRF4 por meio de um agravo de instrumento. Alegou no recurso a impossibilidade de, em 10 dias, editar e publicar a regulamentação, além de fiscalizar seu cumprimento. Conforme a agência, a propaganda de bebidas atingidas pela sentença “é um costume e uma prática disseminada, arraigada e realizada sob as mais variadas vertentes, há longo tempo no país”.
Julgamento - O juiz federal Gebran Neto, ao analisar o agravo, considerou relevantes os argumentos apresentados: "O prazo de 10 dias revela-se extremamente exíguo”", afimou. 
Segundo a assessoria de imprensa do TRF4, o magistrado ressaltou ainda que as providências preventivas determinadas na sentença “demandam todo um planejamento e organização, tanta para sua elaboração como para sua execução, e exigem um processo de conscientização preventiva dos agentes econômicos envolvidos em todo esse processo, a permitir uma mudança de comportamento”.
Também, segundo o julgador, já foram interpostas as apelações contra a sentença, as quais serão julgadas pelo TRF4, oportunidade em que será analisado o mérito da ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal, bem como os meios e prazos para o efetivo cumprimento das medidas determinadas. 
Autos º 5020895-25.2012.404.0000





Fonte: Fato Notório

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB