TJPR: Advogado recebe voz de prisão depois de se recusar a passar por revista

14/12/12
Band News FM / Amanda Menezes







O advogado Dálio Zippin Filho, de 70 anos, ( foto )  recebeu voz de prisão depois de se recusar a passar por uma revista na sede Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) na tarde de ontem (13). Zippin foi ao prédio do TJ para participar de uma sessão da Câmara Criminal e disse que não iria passar pela revista por motivos pessoais, conforme relato do presidente da OAB-PR, José Lucio Glomb.

Segundo este, com a recusa, o desembargador Jorge Wagih Massad emitiu uma ordem de prisão ao advogado. Foi então que o presidente da Associação de Advogados Criminalistas do Brasil, Elias Mattar Assad, que estava presente no local, interviu e conseguiu conter a confusão, encaminhando Zippin à  sede da OAB. As informações são do jornal Gazeta do Povo.

O presidente da OAB-PR conta que a revista foi implantada há dois meses e contesta a prática. "Parece-me que esta revista foi instalada no TJ como retaliação à nossa posição de contestação ao órgão, às nossas reiteradas tentativas de melhorar o sistema judiciário no Estado", diz. Glomb acredita que a ação não é eficiente, pois nem todas as pessoas que entram no tribunal recebem a revista.

Conforme Assad, a revista só é obrigatória para advogados da área criminal. "Estive ontem na sessão de uma Câmara Cível e ninguém foi revistado", conta. Para ele, a medida viola o direito dos advogados que, conforme a lei, têm livre acesso a qualquer órgão do Poder Judiciário. "Na história do Paraná não existe nenhum registro de advogados agredindo juízes", alega.

Glomb chegou a encaminhar um pedido de liminar contestando a inspeção do TJ paranaense ao CNJ, que foi negado. 

O presidente do TJ do Paraná, Miguel Kfouri Neto, explica que existe uma resolução do CNJ que admite as revistas no acesso a órgãos do Poder Judiciário. "O que aconteceu foi um mero cumprimento da lei",diz. Conforme Kfouri, foi o próprio segurança do local que deu voz de prisão ao advogado.




Fonte: www.espacovital.com.br
foto de bandnewsfmcuritiba.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB