Plenário do CNMP se manifesta contra PEC 37; Arnaldo Jabor faz comentário sobre esta famigerada PEC...

Quarta Feira, 12 de Dezembro de 2012


IMG_2651

O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) se manifestou nesta terça-feira, 11 de dezembro, contra a Proposta de Emenda Constitucional nº37, que confere à polícia a exclusividade de investigações judiciárias. Por unanimidade, os conselheiros reiteraram a Nota Técnica nº1/2012 do CNMP, entregue à Câmara dos Deputados em junho de 2012, que traz argumentos pela rejeição da matéria.

A manifestação do CNMP foi proposta pelo conselheiro Mario Bonsaglia, presidente da Comissão de Aperfeiçoamento da Atuação do Ministério Público no Sistema Carcerário e do Controle Externo da Atividade Policial. De acordo com Bonsaglia, a aprovação da PEC 37 impede não apenas o MP de investigar, mas também outras instituições fundamentais no combate à corrupção e à improbidade, tais como Tribunal de Contas, Receita Federal e Comissões Parlamentares de Inquérito. “Conclamo os deputados federais a rejeitarem tal proposta, que contraria totalmente os interesses da sociedade”, afirmou.

Para o presidente do CNMP, Roberto Gurgel, é dever do Conselho trabalhar para esclarecer a Câmara dos Deputados sobre os prejuízos que a PEC 37 traria ao país. “A proposta mutila o Ministério Público e deixa a sociedade indefesa. Na verdade, a retirar do MP a possibilidade de investigar é retirar-lhe a alma”, resumiu. A PEC 37 foi aprovada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados e aguarda apreciação do Plenário da casa.
A Nota Técnica nº 1/2012 do CNMP, contra aprovação da PEC 37, foi entregue no dia 6 de junho ao relator da proposta na Comissão Especial, deputado Fábio Trad (PMDB/MS). Assinado pelo presidente do CNMP, Roberto Gurgel, o documento, proposto pelo conselheiro Mario Bonsaglia e aprovado pelo Plenário do Conselho, foi levado pelos conselheiros Almino Afonso, Fabiano Silveira, Jeferson Coelho, Taís Ferraz e Tito Amaral.

O texto afirma que, se a PEC for aprovada, outros órgãos de controle também poderão ser prejudicados, como por exemplo, as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), o Banco Central, as Agências Reguladoras, os Tribunais de Contas, a Comissão de Valores Imobiliários, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e a Receita Federal do Brasil.
A nota alerta que não é “saudável para a democracia brasileira que uma única instituição reúna em si todos os poderes investigatórios imagináveis, excluindo outros órgãos”. Reforça a ideia de que, ao invés de estimular a cooperação e a complementariedade dos esforços na elucidação dos crimes, a PEC estabelece uma verdadeira relação de exclusão e, por conseguinte, de distanciamento entre os órgãos públicos competentes. De acordo com o texto, retirar a atribuição de investigar do Ministério Público seria temerário e traria risco de aumento da impunidade.
Para conhecer a íntegra da Nota Técnica nº1/2012, clique aqui.
Brasil Contra a Impunidade
Ainda durante a sessão, o conselheiro Alessandro Tramujas lembrou ao Plenário que foi lançada nesta terça-feira, 11/12, aCampanha Brasil Contra a Impunidade. A ação tem como objetivo promover a conscientização da sociedade civil acerca da gravidade temerária da proposta, que visa limitar a autoridade investigativa às policias civil e federal.
A campanha é realizada pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) em parceria com o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), a Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), a Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR)..


****************************************************************************************************************************

Confira o ótimo comentário de Jabor...

Triste Republiqueta das Bananas que, ao invés de se preocupar em unir forças contra a corrupção, utiliza interesses corporativos da Polícia (e de ricos advogados "hipergarantistas") para garantir a impunidade. 

 "No fundo, tudo isso é estratégia para proteger os cupins que vem roendo nosso país por baixo. É tudo PAPO FURADO PARA PROTEGER LADRÃO PORQUE A OUSADIA DOS CANALHAS É ETERNA". ( Arnado Jabor )













Fontes: Portal do CNMP e blog do Marcelo  Cunha de Araújo, respecivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB