14 de Dezembro - comemora Dia Nacional do Ministério Público

14/12/12
                                


Hoje, comemora-se o Dia Nacional do Ministério Público.

No dia 14 de dezembro de 1981, foi sancionada a Lei Complementar n.º 40/81, que legou ao Ministério Público a representação legítima e independente da Sociedade e criou, pela primeira vez no Brasil, princípios fundamentais para os Ministérios Públicos dos Estados.

Com a Lei n.º 40/81, a Instituição alcançou importantes avanços que contribuíram para a edição da Constituição de 1988, na qual são alicerçados os caminhos de sua atuação. Mas foi no dia 12 de fevereiro de 1993 que o então presidente da República, Itamar Franco, sancionou a nova Lei Orgânica Nacional do Ministério Público, que, em seu artigo 82, definiu o dia 14 de dezembro como Dia Nacional do Ministério Público. Desde então, essa data é comemorada, em todo o país, como um marco nas conquistas dos direitos sociais.

Hoje, o Ministério Público é uma instituição moderna, independente, que tem como missão a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

O Ministério Público não está subordinado a nenhum dos três Poderes. É uma instituição independente, que goza de autonomia funcional, administrativa e financeira. Isso é essencial para a defesa da sociedade porque essa tarefa pode, em certas circunstâncias, significar contraposição às decisões ou determinações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Um precioso e inédito elenco de atribuições é conferido ao Ministério Público, que conta com instrumentos básicos para sua execução. Cabe à Instituição exigir dos poderes públicos e dos serviços de relevância pública respeito aos direitos assegurados na Constituição, promovendo as medidas necessárias para a sua garantia. O Ministério Público atua judicial e extrajudicialmente.(www.mp.mg.gov.br)

Calha salientar que, já em 1914, Alfredo Valladão dizia em palavras que se tornaram antológicas: “As funções do Ministério Público subiram, pois, ainda mais, de autoridade em nossos dias. Ele se apresenta com a figura de um verdadeiro poder do Estado. Se Montesquieu tivesse escrito hoje o ‘Espírito das Leis’, por certo não seria tríplice, mas quádrupla, a ‘Divisão dos Poderes’. Ao órgão que ‘legisla’, ao que ‘executa’, ao que ‘julga’, um outro órgão acrescentaria ele – o que ‘defende’ a Sociedade e a Lei perante a Justiça, parte a ofensa donde partir, isto é, dos indivíduos ou dos próprios poderes do Estado!” (Revista dos Tribunais, v. 225, p. 33-39, jul. 1954).

O MP mira a cidadania plena.





Fonte; Blog promotor de Justica
originalmente publicado em 14 de dezembro de 2007
logomarca de vindodospampas.blogspot.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB