Tribunal de Justiça do RS promoverá o Dia Mundial Sem Compras...

Domingo, 25 de Novembro de 2012


(Imagem meramente ilustrativa/Arte: Stephanie Evaldt)
Com a finalidade de promover a conscientização em relação ao consumo e a seus impactos socioambientais, o Programa de Educação e Proteção Ambiental e de Responsabilidade Social do TJRS (ECOJUS) promove a campanha Planeta na mente, consumo conscienteO lançamento ocorrerá no dia 27/11 (terça-feira), às 10h, com entrada franca, na sala 615 do TJRS (Av. Borges de Medeiros, nº 1565, em Porto Alegre). Haverá exibição de trecho do documentário Obsolescência Programada (que aborda as consequências econômicas, sociais e ambientais da curta durabilidade dos produtos) e palestras sobre Superendividamento e Política Nacional de Resíduos Sólidos (confira programação abaixo).
A data foi escolhida porque, no último sábado do mês de novembro (24/11), é celebrado o Dia Mundial Sem Compras. A iniciativa busca incentivar a realização de mudanças no padrão de consumo e a adoção de um comportamento ecologicamente correto. Para tornar o projeto eficiente, o ECOJUS se baseia em três alicerces:
  • Redução: diminuir o patamar de consumo
  • Reutilização: utilizar um mesmo produto de várias maneiras, ao invés de descartá-lo
  • Educação: prática do consumo consciente
A ação é motivada pela preocupação com a sociedade atual, que é bombardeada diariamente com campanhas publicitárias induzindo-as ao ato de comprar. Dessa forma, as pessoas adquirem o hábito do consumo indiscriminado, comprando muito mais que o necessário, acarretando num superendividamento e trazendo consequências graves para a vida familiar e profissional, destaca Sônia Pires de Oliveira, Coordenadora do ECOJUS. A campanha faz-se necessária não só para uma mudança de atitude, mas principalmente formar consciência da responsabilidade de cada indivíduo.  
Com essa finalidade, o ECOJUS pretende disseminar os 12 princípios norteadores do consumo consciente, que visa ao planejamento de compras sem impulsividade, avaliando os impactos do seu consumo e adquirindo-se apenas o necessário. Além disso, a reutilização de produtos e das embalagens, assim como a separação do lixo, contribuem para economia de recursos naturais. Outros quesitos destacados são o uso do crédito consciente, a valorização das práticas de responsabilidades sociais das empresas e a preferência de sempre comprar produtos do comércio legalizado, contribuindo para a melhoria de produtos e serviços.
Programação
  • 10h - Exposição de trecho do documentário Comprar, trocar, comprar: a Obsolescência Programada.
  • Palestras sobre os temas:
    Superendividamento Juíza de Direito Karen Rick Danilevicz Bertoncello
    Política Nacional de Resíduos Sólidos, com enfoque no consumo consciente - Advogada Maria Aparecida Andrade, especialista em Direito Ambiental
  • Debate com a plateia



Fonte: Portal do TJ-RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB