TJRJ: Procurador do MP/RJ é Condenado por Falsificação de Documentos...

Terça Feira, 28 de Agosto de 2012




O Órgão Especial do TJ/RJ condenou o procurador de Justiça Elio Gitelman Fischberg a três anos, 10 meses e 11 dias de reclusão, em regime aberto, e decretou a perda da função pública do réu. A pena, entretanto, foi substituída por duas restritivas de direito: prestação de serviços à comunidade e pagamento de R$ 300 mil ao Inca - Instituto Nacional do Câncer. Fischberg foi denunciado por falsificação de documentos públicos juntamente com o advogado Jaime Samuel Cukier, absolvido por falta de provas.



"A materialidade encontra-se plenamente delineada. O mesmo se pode dizer a cerca da autoria", concluiu a desembargadora Leila Mariano, relatora, com base nos depoimentos das testemunhas ouvidas no processo, nos laudos da perícia técnica que constataram a falsificação das assinaturas e na própria confissão do réu. Fischberg alegou que foi vítima de chantagem emocional, mas não revelou por quem.
De acordo com a denúncia, Elio Fischberg falsificou documentos públicos que levaram ao arquivamento de procedimento no TCE em desfavor do deputado Federal Eduardo Cunha, cliente do escritório de advocacia de Cukier. O crime teria ocorrido em 2002 e Cunha estava sendo investigado por irregularidades durante sua gestão na presidência da Cehab - Companhia de Habitação do Estado do Rio entre 1999 e 2000.
Fischberg teria falsificado a assinatura de membros do MP, certificando o arquivamento de três inquéritos civis contra Eduardo Cunha. De posse dessa documentação que lhe foi entregue pelos réus, Cunha juntou cópias ao processo do TCE, que também apurava irregularidades na Cehab, sendo o procedimento também arquivado. Com isso, ele pôde se candidatar a deputado estadual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB