Entrevista: Peluso diz o que é ser Juiz...

Sexta Feira, 31 de Agosto de 2012


... aos jovens bacharéis, que sonham ingressar na magistratura...


Trecho final da entrevista exclusiva concedida ontem à jornalista Renata Lo Prete, da Globo News, pelo ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal. Peluso se aposentará no próximo dia 3 ao completar 70 anos de idade.




Aposentadoria de Peluso é publicada no Diário Oficial da União

31/08/2012 09h28
Ex-ministro do STF, Cezar PelusoFoto: Carlo Humberto-SCO-STF
Foi publicado hoje (31/08), no Diário Oficial da União, o decreto com a aposentadoria do ministro do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso. O ministro foi aposentado compulsoriamente, pois completará 70 anos, na segunda-feira (03/09).
 
Despedida – Ontem (30/08), ao se despedir do STF, Peluso recomendou que as autoridades analisassem novamente a aposentadoria compulsória por idade em algumas categorias do serviço público, afirmando que em seu ponto de vista a ordem causa prejuízos ao Brasil. “[Ficar inativo] faz mal para a cabeça”, disse o ministro.
 
Peluso salientou ainda, “acho que um país inteligente mudaria a regra de aposentadoria para todo o serviço público. Para não pagar duas vezes – a quem se aposenta e a quem chega para ganhar experiência”.
 
Mesmo afirmando que não tem planos para o futuro, o ministro informou que continuará trabalhando na área jurídica.
 
Afirmou o ministro ao se despedir dos colegas na sessão de quarta-feira (29/08): “saio com consciência de dever cumprido. Em nenhum passo, a consciência me acusa de não ter feito mais. Isso é pouco, porque minhas forças não me permitiam mais, mas o pouco que fiz, fiz com amor”.
 
Histórico – O ministro Cezar Peluso é doutor em direito processual civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e foi nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Peluso exerceu o comando da Suprema Corte de 2010 a 2012.
 
Ontem foi o último dia do ministro no STF, tendo ele votado na primeira etapa do julgamento da ação penal (AP 470), conhecida como do Mensalão. O ministro deixa o Supremo após nove anos de Tribunal e 45 anos de magistratura.
 
Clique aqui e veja o decreto com a aposentadoria do ministro.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB