Justiça com Política: Forças Armadas no Rio e Juiz Anula Coligação do PSD, em Belo Horizonte


Para evitar ‘pressão’ do crime organizado sobre eleitores, TRE do Rio requisita Forças Armadas


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro formalizou junto ao TSE um pedido de participação das Forças Armadas no esquema de segurança do processo eleitoral no Estado. Deseja-se inibir a pressão da bandidagem sobre os eleitores em áreas sob influência do crime organizado. O plano inclui a capital e municípios do interior do Estado.
O ofício do TRE fluminense não foi o único a aportar no TSE. Por ora, sete Estados já enviaram a Brasília solicitações de uso de “forças federais” nas eleições de 2012. Juntos, envolvem 17 localidades. Entre eles Tocantins (oito municípios), Amazonas (cinco) e Maranhão (três).
Em notícia veiculada no seu portal, o TSE não esclarece as razões que motivaram os pedidos. Limita-se a informar que as Forças Armadas tanto podem “prestar apoio logístico na distribuição de urnas eletrônicas,” como prover “reforço da segurança e manutenção da ordem pública.”
No caso do Rio, apurou o blog, o pedido está diretamente relacionado à segurança. O Estado convive com o flagelo da infiltração da criminalidade na política. O Exército já havia sido acionado nas eleições municipais de 2008.
Naquele ano, 13 Estados solicitaram apoio das Forças Armadas em 135 municípios. Nas eleições gerais de 2010, 12 Estados pediram a presença de soldados –o Rio não estava entre eles. Manda a lei que esse tipo de requisição sejam aprovada pelo TSE antes de ser remetida à mesa de Dilma Rousseff.
Em casos como o do Rio, o chamamento aos militares é, ao mesmo tempo, alentador e constrangedor. Traz alento porque revela que as autoridades eleitorais tentam vacinar-se contra os riscos. Constrange porque indica que a polícia do governador Sérgio Cabral, apensar de todo o esforço “pacificador”, ainda não logrou garantir segurança nem às urnas.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&


Juiz anula coligação do PSD de Kassab com o PT em Belo Horizonte



Estadão


O juiz diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, Rogério Alves Coutinho, anulou a intervenção do prefeito Gilberto Kassab (foto abaixo), também presidente nacional do PSD, na Comissão Provisória do partido em Belo Horizonte.

O magistrado determinou também a suspensão da decisão da comissão interventora de fechar uma coligação com o PT para a disputa à Prefeitura. O pedido de liminar em ação cautelar foi feito pelo secretário de Gestão Metropolitana de Minas Gerais, Alexandre Silveira, entre outros.


 Fonte: Clóvis Cunha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB