Eleições: Ministra-Presidente do TSE Diz Que Ficha limpa Será Aplicada Rigorosmente

Em visita a Teresina-PI,  nesta terça-feira, dia 10,  a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmem Lúcia, afirmou, em reunião no TRE, "  que a lei da ficha-limpa será aplicada rigorosamente. "Quem apostar na corrpução irá perder", afirmou, ressaltando ainda que a paralisação dos servidores do judiciário federal não irá interferir na normalidade e no cumprimento do calendário eleitoral.

Carmém Lúcia explicou que está visitando todos os Tribunais Regionais Eleitorais para verificar a demanda e necessidades em cada local e para colocar o TSE a disposição para resolver quaisquer problemas que venham a prejudicar a normalidade do processo eleitoral. "Estamos conversando com desembargadores, juízes, tanto do Tribunal quanto das zonas eleitorais, para saber o que o TSE pode contribuir", enfatizou.



A ideia é garantir uma eleição de forma segura e celere em que os cidadãos tenham o direito de exercer o direito do voto. "Todos sabem que o direito do povo brasileiro é a garantia de uma democracia cada vez mais sólida e nós somos os servidores públicos encarregados de traduzir isso para o povo brasileiro", frisou. Ainda de acordo com a ministra Carmém Lúcia, a Justiça Eleitoral irá atuar com todo rigor na fiscalização para impedir qualquer tipo de conduta vedada, inapropriada, qualquer ilegalidade durante as eleições.


Questionada sobre os prejuízos para as eleições com as paralisações dos servidores federais, a magistrada ressaltou que reconhece que a reivindicação é justa, mas que o direito do povo em exercer a cidadania através do voto deve ser colocado em primeiro plano. "O pleito é legítimo, mas não é mais legítimo do que o direito do cidadão brasileiro ter um pleito com lisura, moralidade e celeridade garatido nos termos em que a constituição estabelece", diz.


Sobre a garantia da aplicabilidade na Lei da Ficha-limpa, já que candidatos que seriam barrados por estarem enquadrados nos casos de inelegibilidade previstos na nova legislação estarem conseguido liminares para garantir as candidaturas, a ministra é enfática. "Que o voto seja responsável por parte do eleitor e que ele encontre candidatos ficha-limpa. Essa é uma eleição em que a Justiça quer oferecer para todos os brasieliros candidatos ficha-limpa e o cidadão voto limpo", salienta, acrescentando que, durante toda essa semana, a Justiça Eleitoral estará apreciando os registros de candidaturas para os eventuais pedidos de impugnação.



Fonte: Portal O Dia
extraído na íntegra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB