De Rotary: A Questão da Atipicidade do mês de Julho

                  A Atipicidade do mês de Julho e o Desenvolvimento do Quadro Social, em Seguida.


Meus companheiros,


Tom  Oliveira


  - Rotariano -



É do conhecimento de todos a atipicidade verificada no mês de julho. Ora, em que pese ser este mês  aquele em que iniciamos o  Ano Rotário, é também o mês em que ocorre as férias de meio de ano. Nossos filhos, genros, noras, netos e demais afins estão ao nosso redor. Julho é o mês das férias em família. Neste período todos, ou quase todos, viajam com seus rebentos.É a hora de descansar, repor as energias e curtir a família, e os amigos encontrados neste ínterim. Daí se diz que este mês de julho é atípico, porque foge das tradicionais 4 ( ou 5 ) reuniões mensais.


Mas em Rotary, julho é o mês dedicado a alfabetização;  o que se vê na prática é que eventos com este tema  são  realizados  ao longo do ano rotário, porque  a grande maioria do clubes rotários entram em recesso após a primeira ( ou segunda ) reunião ordinária do Novo Conselho Diretor, aquele que,  dias atrás,  acabara de tomar posse.  Quando voltam a se reunir, em agosto,  em muitos casos, não tem nada planejado referente ao desenvolvimento do Quadro Social, além de promover uma festiva.


Sou a favor que o desenvolvimento do quadro social mude para o mês de setembro, e as novas gerações,  seja comemorado em agosto. É bem verdade que em Rotary ( e todo rotariano sabe isso ) não há férias, porque  a prestação de serviços é e deve ser  contínua. Mas privar o companheiro ( e sua dileta família ) das merecidas férias, ainda que por poucos dias, não condiz com seus  princípios morais e de companheirismo. Ademais,  a visão que temos de Rotary é de uma instituição que tem missão, objetivos, programas e projetos igualmente uma empresa.. Nenhuma empresa do mundo, companheiros, estaria preocupada em aumentar seu número de empregados ( no caso, os sócios ) sem antes avaliar se os empregados ( no caso os rotarianos ) estão produzindo e satisfeitos com a missão ( conquistando novos sócios para o quado social ). A família em primeiro lugar, alguém já disse.


Penso também que a retenção de companheiros qualificados no clube é tão ou mais importante do que a missão de se admitir novos sócios. Este companheiro mais experiente desempenha papel relevante no recrutamento e na retenção de sócios. Hoje devemos mirar especialmente nos jovens integrantes de Rotaract, porque aí reside em boa parte a própria existência de Rotary.  Lembro que, certa vez li uma pesquisa demográfica do RI, de 2006, através da qual se constata que a faixa etária com maior número de associados é a que vai de 50 a 59 anos. 53 % dos sócios tem de 40 a 59 anos de  idade e 36% do total de associados em todo o mundo na faixa etária acima dos 60 nos de idade. O Rotary está envelhecendo, até porque somente 1% encontra-se abaixo de 30 anos. 


Estamos de recesso, mas pensando sempre em Rotary. Como disse o Presidente do RI 2012/2013 na sua carta apresentando o lema anual; "  O serviço humanitário é o coração do Rotary e ao fazer desta a nossa prioridade, colocaremos as necessidades dos outros acima das nossas ".  Paz através do Servir .


                                                         Tom  Oliveira
                Presidente 2006/2007 do RC Teresina - Ininga


                                                            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB