TRF - 4ª Região Autoriza Estudante Matricular-se Como Cotista Após Cursar Ensino Particular Com Bolsa

Segunda Feira, 07 de Maio de 2012




TRF4-mini



O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) modificou a decisão de primeiro grau e autorizou a matrícula de um estudante em vagas reservadas a candidatos cotistas autodeclarados negros oriundos de escolas públicas, ainda que este tenha cursado os dois primeiros anos do ensino médio com bolsa de estudos em escola privada.  O autor ajuizou ação com pedido de liminar na 6ª Vara Federal de Porto Alegre, após a UFRGS  (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ter negado sua matrícula sob o argumento de que não preenchia os requisitos para vaga de cotista. Ele pretende cursar Direito Noturno e recorreu ao tribunal para a obter o direito.

Após analisar o recurso, desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz,  entendeu que é preciso examinar a intenção da norma contida no edital, que é reduzir as desigualdades sociais proporcionando acesso à educação superior às classes menos privilegiadas.
“Examinando a vida escolar do impetrante, não é possível afirmar que não possui direito de ser incluído entre os denominados cotistas. Escapa da finalidade da norma penalizar o estudante por ter conseguido obter bolsa de estudos para cursar escola particular”, afirmou o desembargador.

A decisão é liminar e poderá ser modificada após o julgamento do mérito da ação em primeira instância.



Fonte: Ultima Instancia
Logo de direitolegal

N.b :  decisão em sede de liminar publicada em 04/05/12 no Portal do TRF 4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB