Piauí: Delegada Vilma Alves e Promotor de Justiça Francisco de Jesus

14/05/12        Lutando Contra a Violência à Mulher

                                                          Por   Tom  Oliveira
 

Minha foto






Meus amigos, vigorou por muito tempo o ditado popular de que em briga de marido e mulher não se deve meter a colher. Porque, passadas a emoções, ás vezes até com agressões, eles  voltam a viver em paz, pelo menos até a próxima briga. Daí que o perdedor da história será o parente, amigo ou vizinho " enxerido "  que se intrometeu na discussão do casal. 


Assim é que, pelo interiorzão deste Brasil, este pensamento mundano, prosaico e obsoleto, ainda persiste na cabeça das pessoas. Às vezes  o próprio familiar ver que aquela discussão acalorada terminará em agressão, porém receioso - por causa do adágio popular - não interfere. Logo, aos poucos, o marido/companheiro vai adquirindo confiança da sua "propriedade" e impondo a sua vontade com a  "aprovação"  de parentes, porque o homem tem que mandar mesmo.

Agora, os tempos mudaram. As mulheres, independente de sua condição financeira e social, gostam de se ajeitar, de se arrumar, fazer o cabelo com escova, unhas e usar um bonito batom. O homem, principalmente  o bronco , aquele sujeito rude que não admite por ignorância que as coisas - evolução social, vejam - mudaram e os tempos agora são outros, vive a implicar com a espõsa/companheira, quando esta, no finalzinho de semana e para se apresentar aos parentes e amigos mais bonita, procura o salão de beleza mais próximo ou o mais conta, financeiramente. Brigas e agressões quando chega em casa, é o que vemos praticamente todos os finais de semana nos jornais. Marido bêbado, porque esta é a sua diversão, " suspeita " que a mulher/companheira tem outro homem ou pelo menos está com esta intenção, com a visita ao salão de beleza. Não admite que ela vai se "empiriquitar " só para aparecer para os outros, porque para ele não é.


Aqui em Teresina, dois profissionais da mais alta envergadura, desenvolvem um trabalho importantísimo no combate à violência contra a mulher. Refiro-me a Delegada de Polícia Vilma Alves e ao Promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima, dois baluartes da questão, que contam também com a atuação sempre importante do Judiciário na pessoa do Juiz de direito José Olindo Gil Barbosa, que ojeriza homem que bate em mulher.  Na segunda passada, 7 de maio, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, por iniciativa dos Deputados Fábio Novo e Rejane Dias, ambos do PT aprovou, por unanimidade,  o envio de manifestação de louvor à delegada dos Direitos da Mulher de Teresina, Vilma Alves, como reconhecimento público por sua excelente entrevista ao programa "Fantástico", da Rede Globo de Televisão, edição do dia 6 deste mês. Ainda neste dia, e em meio à grande repercussão nacional das declarações feitas pela delegada teresinense, Vilma Alves também mereceu homenagem especial do Pleno do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília. Com os votos de todos os seus conselheiros, a entidade aprovou moção de elogio à delegada, por sua vigorosa e ágil atuação em defesa dos direitos das mulheres.  Deu-se ênfase, na ocasião, ao fato de que o trabalho de Vilma Alves tem contribuído decisivamente com o Ministério Público e com o Poder Judiciário para dar celeridade à solução dos processos e à punição dos culpados por atos de violência contra as mulheres, o que deve servir de exemplo aos demais estados da Federação.  A moção foi apresentada pelo conselheiro federal José Sebastião Espíndola, do Mato Grosso do Sul, que repercutiu no plenário da OAB Nacional a entrevista de Vilma Alves, o que também foi feito pelo conselheiro piauiense José Norberto Lopes Campelo.

O Promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima  está a frente do projeto do MP-PI  pela implementação do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher (NUPEVID), que reunirá duas Promotorias de Justiça e uma equipe multidisciplinar. As mulheres vítimas de violência doméstica e famiiar contarão com assistência jurídica, social e psicológica. Inicialmente lançou a campanha   educativa   no facebook para incentivar a denúncia de casos de violência  com o tema  "Violência contra a mulher, não silencie, denuncie!", a campanha já alcançou cerca de 88.000 visualizações, 4.000 compartilhamentos e mais de 2.000 clicks", afirma. 

Além do facebook, o Ministerio Público dispõe do site www.promotoriamulher.pi.gov.br, idealizado pelo diligente Promotor  através do qual a mulher pode contar com uma rede de atendimento e o que é mais importante, fazer a denúncia online. Práticas como estas tem levado o Estado do Piauí a ser considerado aquele que melhor aplica a lei Maria da Penha ( lei nº 11.340/006. )

 Ter o trabalho reconhecido é sinônimo de orgulho para qualquer profissional e o elogio se faz necessário  pelo profícuo trabalho que realizam.  Ambos, Dr. Francisco  de Jesus e Delegada Vilma Alves,  são pessoas simples, de origem humilde, negros e corretos no desempenho de suas funções. 
Agora, em briga de marido e mulher, há dois a meter colher ! 



Promotor Francisco Lima esteve na Câmara






Fonte: diariodopovo-pi.com.br/colunaforumintimo 

Fotos capturadas respectivamente de Portal O Dia e blog Passionais 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB