Política: Governador De São Paulo Surpreende e Nomeia o 2º Mais Votado Para o Cargo de Procurador Geral de Justiça

Domingo de Páscoa, 08 de Abril de 2012

....Gov. Alckmin não tomou conhecimento dos ofícios da APMP( associação estadual ) e da CONAMP ( Nacional ) solicitando a nomeação do mais votado, Felipe Locke.  Às favas, literalmente...


O governador Geraldo Alckmin nomeou Márcio Fernando Elias Rosa como procurador-geral de Justiça do Estado de SP.

Márcio Fernando Elias Rosa compôs, em segundo lugar, a lista tríplice eleita pelos promotores e procuradores de Justiça no último dia 24. Ele recebeu 838 votos e ficou 56 votos atrás de Felipe Locke Cavalcanti, que teve 894.
Em terceiro na lista tríplice ficou Mário Papaterra Limongi, com 445 votos. Cada eleitor podia votar em até três nomes. Entre os eleitores que decidiram votar em apenas um nome, Márcio Elias Rosa teve 641 votos, ante 528 de Felipe Locke e 127 de Mário Papaterra.
O novo procurador-geral de Justiça tem 49 anos e na gestão de Fernando Grella Vieira, recém-encerrada, foi diretor-geral do MP e subprocurador-geral de Justiça de Gestão.

Nota do blog: a irresignação dos membros do MP/SP, faz sentido, sobretudo pela medida tomada à véspera do feriadão da semana santa. Leia abaixo texto extraído do blog do promotor:

07/04/2012 

Uma Instituição rachada
Imaginou o governador de São Paulo que se divulgasse a nomeação do 2o. colocado na véspera do feriadão, o baque seria logo amainado pela santificada semana e rapidamente absorvido pelos membros do Ministério Público de São Paulo.
Mas a estratégia não deu muito certo. O governador não contava com as redes sociais, o Facebook, em particular. E nem com Procuradores e Promotores de Justiça que prezam - e muito! - pela independência do Ministério Público.
Isso mesmo (Sr. Governador), nós promotores e procuradores de Justiça prezamos a independência (INDEPENDÊNCIA!) do Minisitério Público.
É uma enorme bobagem essa história de "auxílio-alimentação", justificativa esfarrapada utilizada para preterir o candidato vencedor das eleições, sabido que tal gratificação não carece de lei a ser aprovada pela Assembléia Legislativa e por ninguém menos que ele mesmo, o governador do Estado.
Além disso, afirmo com toda sinceridade, ninguém aqui do Ministério Público algum dia quis ou quer essa bosta! 
O que queremos e sempre quisemos foi trabalhar e continuar tendo orgulho de nossas funções e de tudo o mais que fazemos em prol do povo de São Paulo, sem a burocracia que ata nossas mãos, e com um mínimo de oxigênio - democracia e participação, sabe o que é isso? - algo que nos foi prometido, com assinatura e tudo, pela gestão Fernando Grella Vieira, promessas de campanha que desgraçadamente jamais foram cumpridas (v. Ouvidos moucos ,Yes we can change , Promessas e juras e a carta assinada) .  
Felipe Locke Cavalcanti transmitiu com firmeza aos que nele votaram - e que foram a maioria dos membros do MP - a possibilidade de participação e democracia interna. Mais que isso, transmitiu aos promotores e procuradores de Justiça o gosto, a alegria, a garra e a vibração de ser Promotor de Justiça. Por isso, só por isso, ele venceu as eleições.
É triste, muito triste testemunhar agora o que está acontecendo com nossa Instituição, por conta dessa incompreendida nomeação. Em poucas palavras: um grande, um enorme racha.
A divisão interna que se estabelece é muito maior do que tentam retratar os jornais (v. manchete do EstadãoEscolha de 2º colocado provoca divisão no MP).
Dois grandes grupos no Facebook, integrados apenas por Promotores e Procuradores de Justiça (mais de 500 agora), protagonizam discursos e discussões acaloradas. Basta ler os comentários e debates aqui neste blog, que é aberto ao público. O inconformismo e a revolta são muito, muito grandes. E aumentam a cada dia. Isto em pleno feriado prolongado.
Diariamente novos Promotores e Procuradores pedem para ser adicionados aos grupos no FB, engrossando a voz dos revoltados com a surpreendente nomeação.
Mas há algo pior que o inconformismo e a revolta. É a tristeza e o desânimo embutido na manifestação dos colegas inconformados.
Temos hoje uma Instituição rachada e apática, triste e desanimada. E revoltada. Muito, muito revoltada.



Fontes: migalhas e Blog do Promotor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB