De Vinhos: Vem Boicote Por Aí

Segunda, 16 de Abril de 2012


Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo / Junior Durski já teve sua carta de vinhos premiada duas vezes como a melhor do Brasil; agora, ela não tem mais rótulos nacionaisJunior Durski já teve sua carta de vinhos premiada duas vezes como a melhor do Brasil; agora, ela não tem mais rótulos nacionais
PROTECIONISMO

Salvaguarda provoca boicote ao vinho nacional

Diante da criação de cotas para importação, restaurantes retiraram os rótulos brasileiros de suas cartas
Em repúdio à proposta de criação de cotas, o proprietário do Durski e da rede de restaurantes Madero, Junior Durski, retirou os 50 rótulos nacionais de sua carta de vinhos, que tem mais de 2,5 títulos e foi premiada duas vezes como a melhor do Brasil pelo Guia Quatro Rodas. “Essa medida é ultrapassada e antiga. A adoção seria como voltar para o período antes do Collor, quando as importações eram proibidas”, justifica. O boicote foi idealizado pela chef Roberta Sudback, que tem um restaurante no Rio de Janeiro, e contou com a adesão de chefs renomados como Alex Atala.
Participação
A norma protecionista tem como objetivo principal elevar a participação do produto nacional no mercado consumidor. De acordo com as entidades do setor, a adoção da salvaguarda permitirá, dentro de três anos – período de vigência da medida –, que os rótulos nacionais voltem a cair no gosto do consumidor e cheguem a 35% do mercado.

Fonte: gazetadopovo

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

O OUTRO LADO

“Boicote a vinhos nacionais é imprudente e injusto”, critica diretor do Ibravin


Na visão de Carlos Raimundo Paviani, mentalidade “colonialista” dos brasileiros cria noção de que os vinhos importados seriam melhores | Foto: Gabriela Mo/IBRAVIN

Em julho de 2011, quatro entidades que representam o setor vitivinícola brasileiro ingressaram com um pedido junto ao governo federal para que sejam adotadas medidas de proteção à produção nacional de vinho. Ameaçados com a entrada crescente de produtos estrangeiros, os vitivinicultores brasileiros reivindicam que a presidente Dilma Rousseff (PT) coloque em prática o mecanismo da salvaguarda, restringindo quantitativamente a entrada de vinhos importados no país.
Em março deste ano, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior publicou uma circular no Diário Oficial da União iniciando o processo de análise da situação – que poderá culminar com a adoção da salvaguarda à produção nacional. Contrários à medida, alguns restaurantes do centro do país têm boicotado a compra de vinhos brasileiros em seus estabelecimentos.

Fonte:  sul21

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

ENTENDA A  CELEUMA:
Pedido não inclui aumento de impostos
Diante da série de manifestações contrárias e abaixo-assinados que surgiram nas mídias sociais, a Ibravin, a Fecovinho, a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e o Sindicato da Indústria do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho) se apressaram em esclarecer alguns pontos da salvaguarda. Em nota, as quatro entidades à frente do pedido ressaltaram que não faz parte da medida qualquer aumento de impostos para os vinhos importados.
“O que há é uma grande desinformação. Não pedimos aumento da taxa de importação. Isso é uma série de mentiras contadas pelos importadores”, afirma Carlos Raimundo Pavini, diretor da Ibravin.
De acordo com o documento, o que existe é o pedido para equalizar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), que vai de 12% a 30% sobre o vinho, dependendo do estado.
Outra informação incorreta, segundo as entidades, é a de que a cota de importação limitaria o número de rótulos. “A cota vai limitar o volume de importação, não o número de rótulos. Existe uma falta de clareza sobre o que é uma salvaguarda”, diz Hélio Marchioro, executivo do Fecovinho.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB