Bom Senso Político: :FHC Apoia Proposta de Peluso Contra Chicana e Dilma Nega Interferências em Eleições no Congresso

Segunda, 02 de abril de 2012



Do sociólogo e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, em artigo sob o título “Crime sem castigo”, na edição deste domingo 1/4 dos jornais “O Estado de S. Paulo” e “O Globo“:
(…)
A despeito do desânimo causado pela multiplicação de práticas corruptas e pela impunidade vigente, há sinais alvissareiros. É inegável que os sistemas de controle, tanto os tribunais de contas como as auditorias governamentais e as Promotorias, estão mais alerta e a mídia tem clamado contra o mau uso do dinheiro e do patrimônio públicos. A ação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a validade da Lei da Ficha Limpa mostram que o clamor começa a despertar reações. Mas é preciso mais. Necessitamos de uma reforma do sistema de decisões judiciais, na linha do que foi proposto pelo ministro Peluso, para acelerar a conclusão dos processos e dificultar que bons advogados posterguem a consumação da justiça. Só quando se puserem na cadeia os poderosos que tenham sido condenados por crimes de colarinho branco, o temor, não da vergonha, mas do cárcere coibirá os abusos.
Não nos esqueçamos, porém, de que existe uma cultura de tolerância que precisa ser alterada. Não faltam conhecidos corruptos a serem brindados em festas elegantes e terem quem os ouça como se impolutos fossem. As mudanças culturais são lentas e dependem de pregação, pedagogia e exemplaridade. Será pedir muito? E não nos devemos esquecer de que a responsabilidade não é só dos que transgridem e da pouca repressão, mas da própria sociedade – isto é, de todos nós -, por aceitar o inaceitável e reagir pouco diante dos escândalos.


Fonte: Blog do Fred


&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&


Segunda, 02 de Abril de 2012 - 09:30

Dilma nega interferência em eleições no Congresso

Dilma nega interferência em eleições no Congresso
A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, procurou os partidos e chegou a divulgar uma carta para garantir que a presidente Dilma Rousseff não irá interferir na eleição para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado. Comentários de congressistas demonstravam a preocupação de que a chefe do Executivo Nacional intervisse no processo para tentar garantir a eleição de candidatos mais próximos a ela. Segundo o Estadão, o nome preferido por Dilma para substituir José Sarney (PMDB) na presidência do Senado seria o também peemedebista Edison Lobão, atual ministro de Minas e Energia. Já na Câmara, a presidente apoiaria o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro. Segundo informações dos bastidores, o objetivo seria garantir no comando das duas Casas Legislativas políticos aliados nos dois últimos anos de seu mandato. Lobão não comentou até o momento a possibilidade de ser candidato, enquanto Mendes Ribeiro negou qualquer intenção em entrar na disputa.


Fonte: bahianoticias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB