Vinhedo-SP: Lei Garante Verba Para Quem Conservar Área


Área de preservação ambiental na região: conservação será estimulada
A Câ­ma­ra de Vi­nhe­do apro­vou, na úl­ti­ma ses­são, o Pro­gra­ma Mu­ni­ci­pal de Pa­ga­men­to por Ser­vi­ços Am­bi­en­tais, pro­je­to en­vi­a­do à Casa no iní­cio des­te ano pelo Exe­cu­ti­vo e que visa pres­tar apoio fi­nan­cei­ro a pro­pri­e­tá­ri­os de áre­as de pro­te­ção am­bi­en­tal pela con­ser­va­ção. Para man­ter a área con­ser­va­da, cada pro­pri­e­tá­rio irá re­ce­ber R$ 2,6 mil ao ano.
O pro­je­to faz par­te do pro­gra­ma “Vi­nhe­do a Ca­mi­nho da Sus­ten­ta­bi­li­da­de”, que pre­vê um con­jun­to de ini­ci­a­ti­vas a se­rem re­a­li­za­das pela pre­fei­tu­ra em par­ce­ria com a Oscip (Or­ga­ni­za­ção So­ci­e­da­de Ci­vil de In­te­res­se Pú­bli­co) Elo Am­bi­en­tal para con­ser­va­ção e re­cu­pe­ra­ção dos frag­men­tos de ve­ge­ta­ção na­ti­va, pro­te­ção de re­cur­sos hí­dri­cos e con­ser­va­ção da bi­o­di­ver­si­da­de.
“Fico imen­sa­men­te fe­liz em ver que o pro­je­to que sur­giu da­que­la vi­si­ta que fi­ze­mos a Ex­tre­ma, em 2010, está sen­do apli­ca­do”, afirmou o pre­si­den­te Adri­a­no Co­raz­za­ri (PSB), que en­ca­be­çou a vi­si­ta de au­to­ri­da­des à ci­da­de mi­nei­ra para co­nhe­cer o pro­gra­ma na oca­sião.
Com a apro­va­ção do pro­gra­ma, o pro­pri­e­tá­rio de áre­as como nas­cen­tes, en­cos­tas e de­mais áre­as ver­des que qui­ser ade­rir ao pro­je­to re­ce­berá um va­lor por uni­da­de de área pri­o­ri­tá­ria pre­ser­va­da como in­cen­ti­vo eco­nô­mi­co à con­ser­va­ção da na­tu­re­za em sua pro­pri­e­da­de.
O va­lor de re­fe­rên­cia es­ti­pu­la­do no pro­je­to de lei para o apoio fi­nan­cei­ro é de 25 UFM/V (Uni­da­des Fis­cais do Mu­ni­cí­pio de Vi­nhe­do), por hec­ta­re ao ano, di­vi­di­dos em 12 par­ce­las iguais e men­sais. O apoio fi­nan­cei­ro aos pro­pri­e­tá­ri­os começará com a im­plan­ta­ção de to­das as ações pro­pos­tas e se es­ten­de­rá me­di­an­te o cum­pri­men­to de me­tas es­ta­be­le­ci­das pela Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Meio Am­bi­en­te e Ur­ba­nis­mo por, no mí­ni­mo, cin­co anos. O va­lor da UFM/V é de R$ 104,83.
Se­gun­do o ofí­cio que en­ca­mi­nhou o pro­je­to, o pro­gra­ma será adap­ta­do a cada pro­pri­e­da­de e im­plan­ta­do por sub-ba­ci­as hi­dro­grá­fi­cas, com ob­je­ti­vo de in­cen­ti­var a ado­ção de prá­ti­cas con­ser­va­ci­o­nis­tas de solo, au­men­to da co­ber­tu­ra ve­ge­tal e sa­ne­a­men­to am­bi­en­tal nas pro­pri­e­da­des exis­ten­tes den­tro dos li­mi­tes do mu­ni­cí­pio.



Fonte: portal.tododia.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB