CNJ Divulgará a Rede de Cooperação Nacional em Teresina-PI


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará mais uma rodada de reuniões nos estados para divulgar a Rede Nacional de Cooperação do Judiciário, que objetiva facilitar a ligação entre os tribunais brasileiros, sobretudo como forma de acelerar a tramitação de processos. No período de 21 a 23 de março, no Piauí, o coordenador da rede, conselheiro Ney José de Freitas, participará de encontros com magistrados, servidores e representantes dos tribunais sediados naquele estado. A iniciativa tem o intuito de apresentar o projeto e, também, explicar sobre a figura do juiz de ligação.
Caberá a este magistrado – o juiz de ligação - fazer o contato entre juízes e tribunais diferentes sempre que essa comunicação for uma necessidade na tramitação de determinado ato processual. Reuniões semelhantes já foram realizadas, desde janeiro, nos tribunais do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. A agenda deverá percorrer todos os estados, até o final do ano.

Fim de entraves – De acordo com o conselheiro Ney José de Freitas, a Rede de Cooperação Judiciária surgiu a partir das deficiências observadas na comunicação entre os tribunais. “O projeto pretende justamente desbloquear entraves e estabelecer novos canais entre magistrados e órgãos do Judiciário, de forma que a tramitação de atos que exijam a participação de mais de um juiz ou mais de um tribunal seja facilitada e os processos possam fluir tranquilamente”, afirmou.

A rede prevê a criação de núcleos de integração do Judiciário em todos os tribunais, onde vão atuar os  chamados juízes de ligação. A partir daí, os magistrados com processos que exijam a participação de outro magistrado ou fazer contato com outro tribunal passarão, então, a procurar  esse juiz de ligação que, por sua vez, fará a ponte com os órgãos necessários para a perfeita tramitação do processo – como nos casos, por exemplo, de carta rogatória ou depoimento de testemunhas que estejam em outro estado.

 “O objetivo principal deste trabalho é a facilitação. Quando um determinado ato solicitado pelo processo não é cumprido em tempo hábil, termina impedindo que o processo siga seu caminho normal. Não é justo, do ponto de vista do cidadão, que ele tenha a solução judicial atrasada por uma demora que não é razoável, em razão de deficiências internas do Poder Judiciário”, enfatizou o conselheiro.
Políticas públicas - O projeto da Rede de Cooperação do Judiciário, criado pelo CNJ e detalhado na Recomendação n° 38/2011, prevê a formação de Núcleos de Cooperação Judiciária, responsáveis por fazer diagnósticos, desenvolvimento de políticas judiciárias e busca de harmonização de procedimentos entre os diversos tribunais.

A criação de Núcleos de Cooperação Judiciária e dos juízes de cooperação (ou de ligação)  é uma das metas gerais do Judiciário para o ano de 2012. As metas foram definidas durante o V Encontro Nacional do Judiciário, realizado em Porto Alegre, em novembro. 




Fonte: Portal do CNJ
extraído em 26.02.2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB