Brasília: MPF Pede a Demissão dos Promotores Envolvidos no "Mensalão"

O Ministério Público Federal no Distrito Federal ajuizou ação civil pública nesta semana pedindo a demissão do ex-procurador-geral de Justiça, Leonardo Bandarra, e da promotora de Justiça, Deborah Guerner.  A ação foi ajuizada para dar cumprimento à decisão tomada pelo Conselho Nacional do Ministério Público no final de 2011, após processo administrativo disciplinar que condenou Leonardo e Deborah à perda dos cargos.



Sérgio Lima/Folhapress
Procuradoria pede a demissão de Leonardo Bandarra (foto) por suspeitas relacionadas ao mensalão do DF
Procuradoria pede a demissão de Leonardo Bandarra (foto) por suspeitas relacionadas ao mensalão do DF

A reportagem entrou em contato com a advogada de Bandarra e Guerner, mas não obteve retorno até a publicação da notícia.
A legislação em vigor determina que os membros vitalícios do Ministério Público da União só poderão ser demitidos por decisão judicial transitada em julgado.
Eles são acusados pelo Ministério Público de violação de sigilo profissional, concussão (extorsão praticada por funcionário público) e formação de quadrilha. Os dois respondem criminalmente por envolvimento no esquema de corrupção que ficou conhecido como mensalão do DEM e foram acusados por Durval Barbosa de participar de pagamentos de propina descobertos em 2009, a partir de operação conhecida como Caixa de Pandora. A ex-servidora Cláudia Marques e o marido de Deborah, Jorge Guerner, também responderão a ação pelos crimes de concussão e formação de quadrilha.


extraído em 16.02.2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB