PE: Justiça Federal Condena 10 Funcionários de Hospitais Públicos Envolvidos no Esquema de Desvio de Remédios



A Justiça condenou dez funcionários de hospitais públicos, no Recife, pelo envolvimento em esquema de desvio de remédios e equipamentos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS). A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF). Os envolvidos foram condenados à perda do cargo público, pagamento de multa e a prisão por períodos que variam de seis a 13 anos.

Os crimes cometidos foram peculato (apropriar-se de bem, em razão do cargo, para proveito próprio ou alheio) formação de quadrilha e receptação dos medicamentos desviados por outros colegas.

Segundo as informações do MPF, a fraude foi descoberta no ano passado, em operação conjunta do MPF, Polícia Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A responsável pelo caso é a procuradora da República Mirella de Carvalho Aguiar.

De acordo com o MPF, a fraude consistia no desvio de produtos por funcionários que trabalhavam diretamente com os medicamentos e materiais hospitalares. Os produtos eram repassados para atravessadores que, por sua vez, revendiam para empresas do ramo de medicamentos.

Operação Desvio – Desde que foi deflagrada, no ano passado, foram identificados seis hospitais vítimas da fraude: Agamenon Magalhães, Restauração, Oswaldo Cruz, Otávio de Freitas, Getúlio Vargas e Hospital das Clínicas. Os produtos desviados chegaram a ser comercializados para unidades de saúde em Belém (PA), Juazeiro do Norte (CE), Serra (SC), Rio de Janeiro (RJ) e João Pessoa (PB).

Até o momento, o MPF ofereceu denúncia contra 51 pessoas por ligação com o esquema criminoso. Até o agora, 42 envolvidos foram condenados a penas que variam entre quatro e 14 anos de prisão. A Polícia Federal continua a investigar outros possíveis envolvidos.






Fonte: dpnet
extraído em 19.12.11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB