MP-PE Lança Campanha Contra o Crack





Pernambuco contra o crack. A campanha do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), lançada na manhã desta quinta-feira (15), tem exatamente essa finalidade: combater o consumo de crack e outras drogas nocivas, que geram sérios problemas para toda a sociedade. A campanha é uma extensão da campanha lançada há um mês pelo promotor de Justiça Carlos Eduardo Seabra em Arcoverde.
Na abertura da solenidade, que fez parte da programação alusiva à Semana do Ministério Público, o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, ressaltou ter chegado a hora de dar um basta no crack. “É necessário lutar contra esse mal. Por isso, convidamos, neste evento, toda a sociedade civil organizada para discutir a necessidade de combater essa e outras drogas. Queremos fortalecer a rede e estamos buscando apoio para isso”, argumentou. Fenelon disse, ainda, que antes de se fazer um trabalho de repressão é fundamental trabalhar de forma preventiva. “Este é um trabalho, acima de tudo, de prevenção, de cidadania”, pontuou.
O procurador-geral falou, também, sobre o projeto Ministério Público nas Ruas. “Quando assumi o MPPE, havia o desafio de aproximar a instituição da sociedade, por isso, criamos o projeto “MP nas Ruas”. Também temos como objetivo o de nos aproximar de outras entidades, pois as instituições sozinhas são frágeis e, sendo frágeis, perderemos a guerra contra o crack”, alertou. O chefe do MPPE ainda destacou o lançamento da campanha na semana do Ministério Público. “A semana de nossa instituição diz hoje que Pernambuco vai dar uma resposta firme contra o crack.”, frisou.
Por sua vez, o promotor de Justiça Carlos Eduardo Seabra ressaltou que essa era uma campanha forte e preventiva. “Arcoverde descobriu um caminho no sentido de proteger a sociedade e as famílias, no entanto, é necessária a conjugação dos esforços, pois não fazemos nada sozinhos. Daí, nossa satisfação em participar do lançamento da campanha em Pernambuco”. O promotor destacou a experiência bem sucedida do programa em Arcoverde. “Desenvolvemos várias ações para diminuir o número de crianças e adolescentes envolvidos com crack e outras drogas, mobilizamos escolas municipais e estaduais, bem como associações comunitárias. Também organizamos jogos escolares, concurso de redação, literatura de cordel com o tema droga no âmbito das escolas, além de programas de tratamento, entre outras ações”.
Carlos Eduardo também falou sobre a importância da parceria. “Precisamos fortalecer e multiplicar os agentes, conversar com as famílias, precisamos de parcerias. Vejo a campanha como um excelente projeto para salvar vidas”, complementou. Em seguida, o promotor de Justiça Paulo Augusto parabenizou Carlos Seabra pela experiência exitosa e Fenelon pela perpetuação da campanha. “Não é fácil vencer esse câncer social. É necessário sensibilizar a sociedade organizada para esta discussão. Aquilo que parecia distante chegou na escola, tornando-se um ambiente próprio para que o traficante atraia a criança e o adolescente para esse mal. E isso não vamos permitir”, salientou.
Paulo Augusto também explanou sobre a Lei do Perímetro Escolar e a experiência bem sucedida, após aplicação da lei, no município de Cachoeirinha. Já o secretário-executivo da Secretaria da Criança e Juventude, Fernando Silva, intensificou a importância do trabalho de prevenção, bem como a necessidade de conscientizar a população no que diz respeito à proteção dos direitos da criança e do adolescente.
O deputado estadual Ossesio Silva também parabenizou a iniciativa do MPPE e a parceria das demais instituições no que diz respeito ao enfrentamento ao crack. “Quando enfrentamos o crack, também estamos enfrentando aqueles que fazem com que essa droga chegue aos nossos jovens, aos lares. E esta é uma iniciativa importantíssima”, salientou o deputado estadual Júlio Cavalcanti.
Ainda durante o evento, o integrante da Câmara do Crack em Pernambuco, no Pacto pela Vida, promotor de Justiça Edson José Guerra, discorreu sobre a atuação do MPPE nas políticas públicas de enfrentamento ao uso do álcool e de outras drogas. “Este é um momento de mobilização, pois eu diria que o enfrentamento às drogas é provocado pelo clamor social. O nosso maior compromisso é com a vida”, pontuou.
Em seguida, a coordenadora-geral do Programa Atitude, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, Catarina Medeiros, acentuou que o momento era único. “São momentos como este que fortalecem a caminhada no enfrentamento ao crack. Todos aqui estamos compromissados com a causa”, frisou.
O chefe de gabinete da Secretaria de Defesa Social, delegado Cláudio Borba Filho, destacou que iniciativas como esta campanha mostram que este é o caminho a seguir. “Quando acontece a integração que visualizamos aqui hoje, observamos que esta união é fundamental. Dessa forma, acredito que vamos conseguir vencer o problema do crack e outras drogas”, disse. O chefe da Delegacia de Entorpecentes e Narcotráfico, da Polícia Federal, também ressaltou a importância do projeto. “Um projeto excelente que todos devem arregaçar as mangas e conhecer a realidade para que possamos combater o problema. Só assim, juntos, vamos conseguir resultados satisfatórios”.
Por fim, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça em Defesa da Criança e do Adolescente, promotora de Justiça Ana Carolina, finalizou relembrando que embora a campanha se intitule “Pernambuco contra o Crack”, a campanha é destinado ao combate de todas as drogas em geral. 




Fonte: portal do MP-PE
extraído em 18.12.11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB