Min. Sebastião Reis Júnior Concede Liminar e Manda Soltar Marcos Valério

Marcos Valério no momento em que chegava à delegacia com policiais, no último dia 2 Foto: JORNAL HOJE / MARCELO PRATES

Marcos Valério no momento em que chegava à delegacia com policiais, no último dia 2







ORNAL HOJE / MARCELO PRATES
RIO - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou na tarde desta terça-feira, em nota divulgada no seu site, que o empresário e pivô do esquema do mensalão, Marcos Valério, ganhou liberdade para aguardar o julgamento de um habeas corpus. O ministro Sebastião Reis Júnior, da Sexta Turma do Tribunal, concedeu liminar a Marcos Valério. Ele havia sido preso e acusado no último dia 2 por grilagem de terra.


De acordo com informações dos promotores de Justiça da Bahia George Elias Gonçalves Pereira (Barreiras) e Carlos André Milton Pereira (São Desidério), Marcos Valério atuava em conjunto com advogados e oficiais de cartório de Registro Gerais de Imóveis e de Tabelionato de Notas na falsificação de documentos públicos, criando matrículas falsas de imóveis inexistentes e da União. O objetivo era entregar esses documentos para garantir dívidas das empresas de Marcos Valério. As fraudes vieram à tona em 2005, quando foram iniciadas as investigações pela Polícia Civil. Há dez inquéritos policiais sobre o caso.
O esquema de Marcos Valério para “esquentar” propriedades fictícias no município baiano de São Desidério, oeste do estado funcionaria da seguinte forma: ele comprava pequenos terrenos e, ao registrar nos cartórios da região, ampliava a área das propriedades, estipulando um valor das terras infinitamente superior aos terrenos que adquiria. Na época que a polícia começou a investigar o caso, das dez propriedades de Valério no oeste baiano, descobriu-se que pelos menos as fazendas Bom Jesus I e II eram imóveis fictícios.

extraído em 13.12.11

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB