Cultura: Furtaram a Estátua do Poeta Carlos Drummond de Banco da Praça da Alfândega, em Porto Alegre


Estátua de Drummond sumiu em Porto Alegre
Crédito: Cristiano Estrela
Mistério envolve o sumiço de parte da estátua Dois Poetas, do escultor Xico Stockinger, uma das mais visitadas da Praça da Alfândega. A reprodução em bronze de Carlos Drummond de Andrade desapareceu. No local, ficou somente a escultura de Mário Quintana, sentado em um banco. Esta não foi a primeira vez que a estátua de Drummond é envolvida em polêmicas. Em 2007, o livro de bronze original que o poeta mineiro tinha em mãos foi furtado. Recentemente, pouco antes da Feira do Livro de Porto Alegre, foi atacada por uma mulher que tentava derrubá-la, mas não conseguiu. Porém, deslocou parte da base. Com isso, havia risco de Drummond efetivamente cair.

O sumiço só foi percebido na manhã de sábado por pedestres que cruzavam pelo local. Existem várias versões para o fato. Porém, ninguém soube explicar o que aconteceu. O artesão chileno Arturo Silva Diaz assegurou que a estátua foi levada para conserto. “Ninguém percebeu antes porque a obra estava coberta por um plástico”, salientou. A também artesã Beatriz Soares, porém, tem outra versão: “Foi levada pelos ladrões em uma madrugada, cerca de uma semana após o término da Feira do Livro”. O secretário municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, ficou perplexo ao tomar conhecimento do mistério. “Estou surpreso. Não fui comunicado de nada”, afirmou.

Gonzaga disse não entender como uma estátua com mais de 1,9 metro de altura sumiu sem que ninguém tenha visto. “Se os ladrões a levaram, não existe mais. Certamente já foi derretida”, conjecturou. Mesmo sem saber ao certo o que aconteceu, Gonzaga foi enfático ao afirmar que se Drummond foi furtado, o ato “representa um atentado à memória cultural”.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, responsável pelas praças e parques da Capital, igualmente não soube explicar o que ocorrera. Por outro lado, mencionou que a réplica precisava de um reparo. Um dos assessores de Záchia, porém, garantiu que Drummond não foi vítima de um ato de vandalismo. Segundo informou, a estátua foi recolhida para conserto. 


Fonte:correiodopovo
extraído em 17.1.11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB