Opinião: " A Justiça do Ministro CP e da Corregedora EC "

Por Cristian Klein

Jornalista do "Valor Econômico"

Inspirada nas iniciais retiradas do "Sistema de Acompanhamento de Processos Disciplinares contra Magistrados", a listagem de processos disciplinares contra juízes nas corregedorias estaduais divulgada no site do CNJ, a repórter Cristian Klein publica artigo no "Valor Econômico", edição desta quinta-feira (24/11), sob o título "A Justiça do ministro C.P. e da corregedora E.C."

Eis trechos do artigo:

No mais novo capítulo da queda de braço entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e entidades que representam juízes e desembargadores, o presidente do CNJ, Cezar Peluso, decidiu, nesta semana, voltar atrás e manter sob completo sigilo os processos contra magistrados movidos nos Tribunais de Justiça Estaduais.

Desde o dia 11, o site do CNJ exibia as letras iniciais dos nomes de juízes e desembargadores investigados pelas corregedorias nos Estados. Foi uma resposta de Peluso ao imbróglio em que se envolveu com a corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon.

(...)

O episódio Cezar Peluso versus Eliana Calmon - ou C.P. versus E.C, como preferiria a discrição de alguns, - põe em evidência as personalidades, com suas virtudes e defeitos, de dois protagonistas da cena pública nacional. E tem como pano de fundo interesses arraigados e a tentativa de se retirar os poderes previstos para o CNJ, quando de sua criação em 2004".

(...)

"É uma cultura de 200 anos que não se muda de uma hora para outra", afirmou Eliana Calmon, ao ser sabatinada pelo "Roda Viva", da TV Cultura, na semana passada.

O argumento, proferido repetidas vezes no programa, soou como excessiva cautela para quem se notabilizou pela coragem de abalar o status quo. Mas Eliana Calmon sabe que o voluntarismo não supera o legalismo. Sem esconder o tom crítico à reação de Peluso, a corregedora já havia antecipado, no "Roda Viva", que a divulgação dos processos, mesmo com as iniciais, infringiria a legislação.



o autor é jornalista formado pela Uerj com mestrado em Ciências Política pela IUPERJ - instituto universitário de pesquisas do Rio de Janeiro. repórter da Editoria de Política do Valor econômico.


Fonte:Texto retirado de blogdofred.folha
Foto extraída do site valor.com.br
em 24.11.11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB