Ceará: MP Pede Liberação de Casamento Gay Nos Cartórios de Fortaleza


Leonardo Praxedes teve casamento civil negado outubro deste ano. (Foto: Arquivo G1)Leonardo Praxedes teve casamento civil negado
outubro deste ano. (Foto: Arquivo G1)
O Ministério Público do Ceará entrou com ação civil pública na Justiça pedindo os cartórios de registro de Fortaleza sejam obrigados a celebrar casamento civil de pessoas do mesmo sexo. Se o pedido do Ministério Público for acatado pela Justiça, cartórios devem pagar multa de R$ 10.000 se recusarem realizar casamento homoafetivo.
O Ministério Público defende que a celebração de casamento é atividade estatal, delegada aos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais.
“Assim, sem dúvida, o Ministério Público é detentor de legitimidade ativa para ajuizar a demanda, a fim de proteger os interesses difusos das pessoas homossexuais que se encontram impedidas de contrair matrimônio civil, em evidente ofensa aos princípios da dignidade humana, da solidariedade e da igualdade, que foram erigidas como um dos pilares da Constituição da República”, diz o promotor de Justiça Luís Laércio Fernandes.
Em outubro, o G1 mostrou a tentativa de Leonardo Praxedes de se casar civilmente,cujo pedido foi negado por juíza da 18º Vara de Família. "Vamos até o fim. Se o TJ negar, vamos até o Supremo Tribunal Federal (STF)", afirmou Praxedes.O promotor diz ainda que a proibição da união homoafetiva “fermenta o já alastrado ódio contra as minorias, potencializando a crença de que os homossexuais pertencem a 'grupo de cidadãos inferiores' a quem são negados os mais básicos direitos”.
Leonardo de Carvalho Praxedes, 36, e José Irapuã Mendes Brandão, 35, são o primeiro casal homoafetivo cearense a fazer contrato de união estável.

Fonte: g1.globo.com
extraído em 18.11.11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB