Revista Inglesa Destaca Volta de Craques Ao Brasil e "ideais Democráticos" do Corinthians

  • Oferta do Corinthians por Tevez estimulou revista a pensar sobre conjuntura do futebol brasileiro Oferta do Corinthians por Tevez estimulou revista a pensar sobre conjuntura do futebol brasileiro
A oferta milionária do Corinthians para contratar o atacante Carlitos Tevez junto ao Manchester City realmente intrigou os ingleses. Depois de ter gerado repercussão em diversos órgãos de imprensa, desta vez foi a prestigiada revista de economia "The Economist" que utilizou o fato como gancho para uma matéria sobre o crescente poder econômico dos clubes brasileiros.
Segundo a revista, a oferta de quase 100 milhões de reais do Corinthians por Tevez, “um atleta com saudade de casa”, “sugere que algo está acontecendo no esporte mais popular do Brasil”. O texto cita não só a oferta pelo argentino, como também a volta de outros dois atletas que jogavam na Inglaterra: Jô, que foi contratado pelo Internacional, e Denílson, que voltou ao São Paulo por empréstimo.
É destacada também a opção de Neymar por permanecer no Brasil, mesmo com propostas milionárias para que ele “leve seu moicano” para a Europa.
A análise da Economist atribui tal cenário a dois fatores primordiais: os bons ventos que soprariam na economia brasileira e uma suposta melhora na administração de clubes e também de estados e cidades.
O texto cita que entre 2004 e 2010 o real tornou-se 35% mais valorizado em relação ao euro, e que no mesmo período o comércio brasileiro intensificou-se em 27%. Aliado a este processo estaria outro, no qual “melhores administrações podem ser encontradas por todo o Brasil, do setor privado ao governo de grandes estados, e os clubes de futebol não são exceção”. A matéria não cita nenhum exemplo concreto de onde estariam tais melhorias.
O Corinthians novamente é exemplo, com a construção de seu novo estádio sendo apontada como parte do crescimento dos clubes brasileiros. A matéria lembra também como aumentou o fluxo de investimento em patrocínios aos times, apontando que o time mais popular de São Paulo chega a ter anúncio de desodorante próximo das axilas nas camisetas.
O Corinthians novamente é exemplo, com a construção de seu novo estádio sendo apontada como parte dessa melhoria. A matéria lembra também como aumentou o fluxo de investimento em patrocínios aos times, apontando que o time mais popular de São Paulo chega a ter anúncio de desodorante próximo as axilas da camiseta.
Lembrando de Lula como o “fã mais famoso” do Timão, a revista compara-o com o xará inglês, que inspirou o nome da equipe do Parque São Jorge: “enquanto na Inglaterra seu nome é associado com um amadorismo aristocrático, os fundadores do Corinthians tinham ideais democráticos numa época em que o futebol brasileiro era elitista (e jogadores negros banidos)”.
A “Economist” conclui: “algo similar aconteceu no futebol inglês, que caminhou de relações sólidas com a classe trabalhadora para se tornar um playground de donos bilionários”. Sobrou espaço ainda para uma brincadeira: “Na verdade, o futebol brasileiro pode lembrar o inglês de uma outra forma. Na Copa América deste mês, o Brasil conseguiu ser eliminado pelo Paraguai, nos pênaltis”.

transcrito de uol
em 23.07.2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB