Polêmica: Procurador do Trabalho Diz Que " O Exame da OAB é Inconstituional "

O  Brasil tem hoje quatro milhões de bacharéis em Direito impedidos de trabalhar.Se for para falar em dinheiro, pense nos cerca de R$ 600 milhões que a OAB deixa de arrecadar com a anuidade desses profissionais que não passam no exame
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) causou polêmica na semana passada ao comentar os resultados do último exame da Ordem, realizado em dezembro de 2010 Apenas 12% dos candidatos foram aprovados e 90 faculdades tiveram 100% de desaprovação. 
Na terça-feira, o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, encaminhou um ofício com a listagem dessas instituições de ensino ao Ministério da Educação, requerendo que estas sejam submetidas ao regime de supervisão. Para a ordem, o resultado demonstra a “péssima qualidade do ensino no Brasil”.
Mas não são todos os profissionais da área que concordam com esta colocação. O procurador e professor de Direito do Trabalho Renato Saraiva, que já publicou sete livros de Direito, externou apoio aos estudantes reprovados em seu blog, pedindo que eles tenham esperança.




“Peguei as questões e fiz a prova em casa e garanto: não conseguiria entregar a prova a tempo. A OAB colocou a culpa na qualidade do ensino das universidades. Esse é um dos motivos, mas existem outros, como o alto grau de dificuldade e o tamanho da prova. São questões complicadas, difíceis para um aluno que acabou de se formar”, critica.
Para Saraiva, o exame deve ter o objetivo de aferir conhecimento, não de reprovar.
“Acaba-se criando uma legião de formados sem emprego. Tem aluno que está fazendo o quinto exame. Isso desmotiva e causa problemas, já que muitos dependem da carteira da OAB para começar a exercer a profissão. Tem gente que passa em concurso para procurador do Estado, mas não consegue passar na prova da AOB. É totalmente desproporcional”, diz.
Já Reynaldo Arantes, vai além. Ele é presidente Nacional da Organização dos Acadêmicos e Bacharéis do Brasil (OABB), que, com o Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito (MNBD), luta contra a aplicação de exames inconstitucionais a formandos da área.
“Esse exame é inconstitucional. A constituição prevê que o exercício da profissão é livre e precisa ter as qualificações previstas em lei. Exame não é qualificação, qualificação quem dá é a faculdade. Com a prova com um nível de dificuldade tão alto, acaba criando uma reserva de mercado, que diminui a concorrência para os que já estão trabalhando e dificulta a entrada dos profissionais”, defende.

Procurador Renato Saraiva












texto extraído do site jb.com.br, em 11.07.2011




foto retirada da net.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB